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Tuning de primeiro mundo
Paulo Bittencourt
Da Hp Press
11/05/2004 | 19:12
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Se no Brasil o movimento Tuning vem crescendo de vento em popa, atrai cada vez mais empresas para o negócio e o conseqüente interesse do público consumidor, na Europa e Estados Unidos esse já é um negócio de gente grande há muitos anos consolidado. Um dos melhores exemplos mundiais de sucesso nesse negócio é a marca Brabus, uma empresa que tem forte presença nos Estados Unidos e um pé (bem fincado) na Alemanha.

O que torna a Brabus uma empresa especial é que ela tem permissão especial para mudar produtos de uma das empresas mais conceituadas e perfeccionistas do mundo, a velha e conhecida Mercedes-Benz. A Brabus possui soluções avançadas para qualquer modelo da MB que vão desde efeitos de decoração até o que mais interessa: a elevação da potência dos motores. Mas tudo feito com charme pois cada propulsor, além de mais potência e força, ganha também uma maquiagem mais hi tech.

Segundo Alfred Hotz, um dos responsáveis pelas novas soluções de engenharia da empresa, a Brabus possui um programa bem detalhado de tuning e estuda mudanças para todos os modelos da marca, desde os mais acessíveis aos mais caros. "Nossos clientes têm o perfil clássico dos que procuram carros tunig, ou seja, sempre buscam o prazer máximo nos detalhes, seja no acabamento mais refinado seja na performance", explica.

O programa de tunagem de cada modelo vai desde mudanças nos itens externos que atuam na questão aerodinâmica até os itens de segurança, revistos sempre que se acrescenta potência nos motores. Nos modelos de alta potência como o Mercedes S 600 Brabus, cujo motor tem dois turbos e 640 cv de potência, são modificados desde os discos, maiores e de materiais mais nobres, até as pastilhas e calipérs com múltiplos pistões. "Praticamente todos os componentes são produzidos manualmente o que representa tempo e alto custo", afirma. "Mas o que importa é deixar o cliente perfeitamente satisfeito e com expectativa atendidas".

Com a aquisição da marca Smart pelo Grupo DaimnlerChrysler, a Brabus passou a desenvolver também os pequenos veículos urbanos produzidas pela montadora de procedência suíça. Um dos "brinquedos" mais divertidos desenvolvidos recentemente pela empresa foi o Smart Roadster-Coupê de dois lugares. O carro foi refeito praticamente das rodas até a capota e ganhou interior bem mais "alegre", o que é difícil por se tratar de um Smart, cuja característica sempre foi a de procurar chocar os padrões convencionais de acabamento.

O que mais desperta a atenção no Roadster-Coupê, além da aparência exterior, é seu motor V6. Com apenas 1,3 litro, mas com a presença de dois turbo compressores, sua potência chega a 170 cv e 22,8 mkgf. Pesando apenas 840 quilos, esse Smart é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas seis segundos e atingir a velocidade máxima de 220 km/h.

O câmbio de cinco velocidades ganhou sistema seqüencial de engates, o que amplia sua eficiência dinâmica.

Mesmo com a elevação da potência não é difícil manter o Roadster-Coupê no chão. O centro de gravidade, que já era baixo, foi reduzido ainda mais com a utilização das de rodas de aro 17 com pneus 205/40 da frente e 225/35 atrás. "Ele tem comportamento de carro de competição, especialmente pela utilização de molas e amortecedores especiais". Parar o esportivo tunado não é problema. O freio tem quatro discos ventilados e sistema ABS. Quer mais?




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