Internacional Titulo
Ruanda tira tropas do Congo
Por Das Agências
28/02/2001 | 14:00
Compartilhar notícia


A retirada, nesta quarta-feira, de três batalhões do exército ruandês de Katanga será a primeira prova concreta de que a tensão está diminuindo na República Democrática do Congo (RDC), um mês depois da chegada ao poder de Joseph Kabila, empossado com o assassinato de seu pai, Laurent Desiré Kabila.

Uganda, o outro país que apóia os movimentos rebeldes que controlam metade da RDC, também anunciou nesta terça-feira a retirada de dois batalhões (cerca de 1.500 homens) até o final de semana das cidades de Buta (província oriental-Nordeste) e Gemena (província Equador-Norte).

Criando um novo panorama do conflito no Congo, que eclodiu em 1998 depois da chegada ao poder de Laurent Desiré Kabila, estes movimentos das tropas se adiantam inclusive à resolução das Nações Unidas, que determinava que os países envolvidos no conflito - Zimbábue, Angola, Namíba, Ruanda e Uganda - recuassem 15km da linha de frente no dia 15 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;