Internacional Titulo
Começa campanha eleitoral por referendo contra Chávez
Da AFP
03/07/2004 | 13:02
Compartilhar notícia


O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) confirmou que a campanha pelo referendo revogatório contra o presidente Hugo Chávez começa oficialmente neste sábado. O encerramento está previsto para 14 de agosto, um dia antes da consulta.

Anteriormente, o CNE havia anunciado que a campanha oficial começaria nesta sexta-feira, entretanto, atrasos na redação de um manual de propaganda e discussão sobre a participação dos observadores internacionais, adiaram para este sábado o início formal da mesma, explicaram as fontes.

Simpatizantes do governo e da oposição iniciaram as atividades com dois pequenos atos nas ruas de Caracas. Chávez deve fazer um discurso para mineiros no estado Bolívar, 500 km ao sudeste da capital.

Para revogar o mandato do atual presidente serão necessários a participação de 25% dos eleitores, pelo menos 3,8 milhões de votos e que dirigente não obtenha mais votação do que a oposição.

Segundo a constituição, se o mandato de Chávez for revogado antes de 19 de agosto (a metade do seu mandato), novas eleições deverão ser convocadas em um prazo de um mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;