Internacional Titulo
Albright diz que Barak e Arafat nao podem ter o que pedem
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 09:39
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e o líder palestino Yasser Arafat devem dar-se conta de que nenhum dos dois pode vencer o outro se nao for alcançada a paz no Oriente Médio, afirmou nesta terça-feira a secretária de Estado americana Madeleine Albright.

``Nao se trata de fazer concessoes', salientou Albright em entrevista à rede de televisao ABC.``Trata-se de os dois compreenderem que nao podem ter 100% do que desejam e que nao pode haver um ganhador e um perdedor, ambos têm que sair disso', acrescentou a secretária de Estado.

Albright salientou que Barak e Arafat têm que voltar ao processo de paz. Ela disse que uma cúpula no Cairo, com a participaçao do presidente Bill Clinton, era uma possibilidade, mas que nao fora tomada uma decisao final.

Richard Holbrook, embaixador americano na ONU, disse que Clinton lhe garantira na véspera que irá a essa cúpula, se puder fazer alguma coisa para ajudar a resolver a situaçao.

Holbrook atribuiu grande parte da culpa pelos recentes incidentes violentos a Arafat.

``Talvez ele nao possa deter cada adolescente que lança pedras, mas isso poderia ser controlado se o presidente Arafat o desejasse', disse o embaixador em um programa da da cadeira NBC.

Segunda-feira, Albright fez comentários similares ao se referir aos novos atos de violência na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

``O senhor Arafat tomou algumas decisoes muito difíceis no passado e pôde controlar as coisas', disse Albright. ``Nós esperamos que ele possa controlar, nós queremos que ele seja capaz de fazer isso. Deve fazer tudo que puder para controlar toda essa violência', acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;