Economia Titulo
Lavagna diz que câmbio segue livre na Argentina
Do Diário OnLine
28/04/2002 | 17:07
Compartilhar notícia


O novo ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, afirmou em entrevista ao jornal "Clarín", publicada neste domingo, que o câmbio continuará livre em seu país. Além disso, Lavagna se disse confiante de que a cotação do dólar não deve subir muito em relação à atual. Na opinião do economista, a moeda norte-americana dá indícios de que está supervalorizada.

Neste domingo, o ministro irá se encontrar com o presidente do Banco Central, Mário Blejer, para discutir a questão da adoção ou não de uma âncora cambial, mas o ministro já deixou claro que não está disposto a adotá-la.

Lavagna disse estar trabalhando com uma previsão de inflação de 10% para abril e ressaltou que os preços seguirão livres. “Mas estão subindo (os preços), em alguma medida, pela dificuldade que as empresas têm para estabelecer custos e fixar preços em um contexto de incertezas”, afirmou ao jornal.

O ministro afirmou ainda que, durante um encontro com os governadores de províncias e líderes dos partidos, ficou estabelecido que é preciso atender alguns pontos como: pagar os depósitos a prazo fixo, mas não com o plano Bonex (proposto pelo antigo ministro, Jorge Remes Lenicov, que previa o pagamento com bônus); estabelecer o coeficiente que se usa para indexar as dívidas (CER) e chegar a um consenso sobre a Lei de Falências, aproximando-se das normas que regem os mercados internacionais.

Desta forma, na opinião de Lavagna, o país poderia conseguir maior confiança do mercado internacional.

Na segunda-feira, depois de uma semana, termina o feriado cambial e os bancos reabrem porque o país precisa "oxigenar a atividade econômica".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;