Internacional Titulo
Presidente indonésio diz que crise política já passou
Por Das Agências
20/02/2001 | 10:37
Compartilhar notícia


O presidente indonésio Abdurrahman Wahid, ameaçado de destituição, afirmou nesta terça-feira que a crise já passou e que não existe 'perigo sério' que pese sobre sua presidência. Wahid está envolvido em dois escândalos financeiros de US$ 6 milhões, mas que segue alegando sua inocência.

'Não vejo perigo sério ameaçando a presidência', acrescentou durante uma entrevista coletiva na companhia do presidente alemão, Johannes Rau. 'Os meios de informação internacionais têm uma falsa impressão sobre a Indonésia, de que me encontro encurralado, debilitado pela situação', disse.

No dia 1 de fevereiro, o Parlamento fez uma advertência a Wahid por seu suposto papel nos escândalos de 'Bulogate' e de 'Bruneigate'. O presidente tem três meses para responder esta advertência, a primeira etapa do procedimento de destituição.

Os pedidos para uma destituição imediata do chefe de Estado - primeiro presidente eleito democraticamente, em outubro de 1999 - diminuíram notavelmente nos últimos dias.

Algumas autoridades desejam que o chefe de Estado ceda seu lugar para a vice-presidenta Megawati Sukarnoputri, e que Wahid mantenha um papel mais honroso.

Wahid deve partir na quinta-feira em uma nova viagem pelo exterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;