Setecidades Titulo
Dupla troca tiros em ônibus lotado em S.Bernardo
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
27/08/2004 | 14:11
Compartilhar notícia


Um tiroteio dentro de um ônibus da Viação Riacho Grande (linha 153 Terra Nova/Parque Dom Pedro) na tarde desta quarta, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, acabou com a prisão de dois homens em flagrante. Edson Xavier dos Santos, 21 anos, e Rogério de Jesus, 24, são acusados de trocar tiros com um policial militar que estava de folga após anunciarem um assalto ao cobrador. Embora o ônibus estivesse lotado, ninguém ficou ferido. A polícia investiga se a dupla participou de outros assaltos a coletivos de linha municipais na cidade, que registraram quase 100% de aumento nesse tipo de crime. Foram 180 ocorrências de janeiro a maio deste ano e 92 no mesmo período de 2003.

No caso desta quarta, os acusados entraram no ônibus por volta das 17h, na avenida Brigadeiro Faria Lima, no Centro de São Bernardo, passaram pela catraca e se sentaram. Cerca de dez minutos depois, na altura do número 823 da avenida Senador Vergueiro, Jesus, um dos acusados, levantou do banco, virou-se contra os passageiros e, com um revólver calibre 38 de fabricação caseira em punho, anunciou o assalto. Percebendo a presença de um policial militar no ônibus, Jesus sacou uma arma e disparou quatro vezes. O PM S.L.J.M, 51 anos, revidou com dois tiros.

A arma de Jesus emperrou e os dois assaltantes foram para cima do policial, dando chutes e socos. O motorista do ônibus foi em direção dos três na intenção de ajudar o policial. Guardas civis municipais, numa viatura da corporação, perceberam a ação dos assaltantes e cercaram o ônibus. O guarda O.C.S., 53 anos, entrou no coletivo e rendeu Jesus. Seu comparsa Santos já estava dominado.

Quando Jesus estava sendo levado para fora do ônibus, segundo a GCM, ele tentou pegar a arma do guarda e começou a morder o dedo dele. Uma viatura da Polícia Militar foi chamada para o local para dar apoio. Os acusados foram levados para o 2º Distrito Policial onde foram autuados em flagrante por roubo, tentativa de homicídio e resistência. Ambos têm passagem pela polícia por roubo.

Crime no Paço – Após a elaboração do boletim de ocorrência, Jesus e Santos foram encaminhados para o 1º Distrito Policial para que fossem averiguados quanto a um crime acontecido no último dia 31, quando um policial militar foi ferido depois de perseguir um Fusca branco que havia sido roubado. Na delegacia, o policial A.B.O., 21 anos, reconheceu Jesus como sendo o autor do disparo que o acertou.

Segundo o delegado Rodrigo Davi, Jesus tem passagem por roubo e era procurado pela Justiça. “Ele já ficou preso sete meses em São Bernardo. Depois foi para o Carandiru e por último estava no presídio de Ataliba Nogueira, em Campinas”, disse.

De acordo com o depoimento de Jesus à polícia, ele confessou que atirou contra o policial militar A.B.O. em 31 de julho e que assaltou mais três ônibus desde que ficou foragido. “Em três semanas fiz vários roubos em ônibus no Rudge Ramos. Ontem (quarta-feira) dei azar porque tinha um policial dentro do coletivo”, disse.

Segundo levantamento da SBCTrans, empresa que opera as linhas municipais de São Bernardo, 76% dos assaltos acontecem à noite. A linha com o maior número de ocorrências é a 25 (Jardim Alto Industrial/Valdíbia), que registrou 20 casos de janeiro a maio. Em segundo lugar no ranking está a linha 21 (Baeta Neves/Vila São José), com 14 ocorrências nesse período, seguida da 39 (Jardim Represa/Vila São Pedro), com 13.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;