Política Titulo
Previdência: FHC reúne-se na sexta com governadores
Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 15:38
Compartilhar notícia


Depois de passar o fim de semana prolongado descansando em seu sítio em Ibiúna, no interior de Sao Paulo, o presidente Fernando Henrique Cardoso regressa a Brasília para uma semana curta, mas nao menos problemática ou movimentada. Sua principal batalha será a reuniao na sexta-feira com os governadores para decidir como solucionar os problemas de caixa da Previdência, criados com a decisao do Supremo Tribunal Federal ao suspender a cobrança dos inativos e a elevaçao da alíquotas dos servidores ativos.

O presidente quer obter a adesao dos governadores para conseguir a aprovaçao de emendas no Congresso, ampliando recursos para o Tesouro, sob a alegaçao de que eles também enfrentarao problemas semelhantes em seus Estados. Mas o primeiro entrave já está surgindo porque dos 27 governadores convidados pelo Planalto, apenas 13 confirmaram suas presenças.

Até a sexta-feira, Fernando Henrique espera ampliar a lista de adesao, embora saiba que o encontro poderá ser usado também para receber sérias cobranças das promessas feitas pelo governo federal e nao cumpridas na forma como desejavam. Como exemplo sempre citam a renegociaçao das dívidas dos Estados e a compensaçao da Lei Kandir.

Mais uma vez, o presidente pretende começar a semana apresentando resultados para mostrar que nao está apenas administrando crises, mas está trabalhando e combatendo o que considera o problema mais grave do país atualmente: o desemprego. Ele lança um novo programa de incentivo à construçao civil, com objetivo de criar 120 mil novos empregos, no Planalto com a presença dos principais empreendedores do setor.

Pela manha, no Palácio da Alvorada, Fernando Henrique, receberá a carta de princípios de proteçao à vida, do grupo de crianças participantes do projeto "Produtores da Vida", do Ministério do Meio Ambiente.

Em seu programa semanal de rádio, que foi ao ar nesta terça-feira, o presidente Fernando Henrique além de anunciar o novo programa de financiamento para imóveis, apresentou os resultados do censo escolar de 1999. De acordo com o censo, o número de crianças de sete a 14 anos no ensino fundamental passou de 89%, em 94, para 96% este ano. "Estes dados mostram que falta pouco para o Brasil garantir educaçao a todas as nossas crianças", comemorou. Fernando Henrique informou ainda que o Nordeste, que sempre apresentou indicadores bem abaixo da média nacional, o ensino fundamental cresceu 27%, nos últimos cinco anos. No restante do país, o aumento foi de 13%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;