Cultura & Lazer Titulo
Pintura encáustica é o eixo de mostra em S.Paulo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
02/02/2004 | 19:27
Compartilhar notícia


Pintura Encáustica – Arte Milenar é a exposição que tem como proposta resgatar uma técnica de mais de 2 mil anos surgida na Grécia. A mostra é composta por 32 obras assinadas por Vera Pavanelli e João Generoso, e fica em cartaz desta terça-feira até dia 28 deste mês, na Parque Avenida Galeria de Arte (av. Paulista, 1.776, São Paulo), diariamente, das 9h às 22h. A entrada é franca.

Especialistas em pintura encáustica, Vera e Generoso trabalharam paralelamente na confecção de trabalhos que pretendem homenagear a cidade de São Paulo. “Minhas obras retratam a urbe de um ponto de vista aéreo”, afirma Vera. Para colorir, a artista usou pigmentos naturais, folha de ouro e pó de ouro.

A encáustica foi muito utilizada na Grécia Clássica. Por ser uma técnica trabalhosa – utiliza elementos derretidos e pigmentados – caiu em desuso. No século XVIII, a Academia Real da França propôs prêmio a quem ajudasse no resgate dessa arte. Na Itália, em 1841, foi usada por Michele Ridolfi na pintura da igreja de Santo Alexandre de Lucca.

“Esta exposição contém uma proposta contemporânea, que aborda a resistência, a textura, a leveza e transparência dessa técnica”, diz Vera. A mostra é realizada pela Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem, cuja sede é em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;