Setecidades Titulo
Menores dividem cadeia com adultos em Diadema
Por Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
22/02/2004 | 22:49
Compartilhar notícia


   Pelo menos dez homens presos na semana passada permaneciam até este domingo à tarde em uma cela do 3º Distrito Policial (DP) de Diadema. Como a entrada de novos presos na Cadeia Pública da cidade está proibida pela Justiça desde o fim do ano passado, a polícia tem alojado os presos na delegacia, onde são mantidos menores infratores.

Manter no mesmo prédio adultos e adolescentes por mais de 24 horas contraria três artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de acordo com o advogado Ariel de Castro Alves, coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Segundo um funcionário que preferiu não se identificar, oito presos estavam no local desde sexta-feira. “Com a cadeia interditada, a única saída é manter os presos no 3º DP e esperar por vagas depois do feriado”, disse. “Os presos estão em uma das celas, e nas outras quatro ficam os menores.”

Cerca de 15 menores infratores estão detidos no local. De acordo com o advogado Castro Alves, a falta de vagas para os adultos nas cadeias e a conseqüente detenção junto dos menores viola os artigos 123, 175 e 185 do Eca, que tratam do recolhimento dos adolescentes.

“A própria manutenção dos menores na delegacia, independentemente da presença dos adultos, é ilegal”, disse o advogado. “Uma situação em que há maior problema é quando os menores são liberados para o pátio – o que é previsto em lei – e travam maior contato com os adultos”.

“Sabemos que certas coisas que apresentam caráter provisório podem se tornar permanentes. Se hoje são dez presos, logo poderão ser 50 e depois 100”, disse o advogado. “Vamos lutar ou para que os adolescentes sejam colocados em outro distrito policial ou que sejam transferidos para a unidade de atendimento inicial da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) do Brás, o que é o ideal”, disse.

Na última sexta-feira, o juiz corregedor Heitor Donizete de Oliveira negou ao diretor da Cadeia Pública da cidade, Gabriel Ulysses Salomão, um pedido de desinterdição da unidade apenas durante o Carnaval, o que permitiria a entrada de presos no feriado.

Com a estrutura comprometida e sem grades nas celas, a cadeia teve mais uma fuga na semana passada, quando 14 homens ganharam a rua após saírem pelo teto de uma das celas.

A reportagem do Diário procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;