Política Titulo Educação de Santo André
Com aval do Legislativo, governo Grana abrirá concurso público com 316 cargos para professor da rede

Expectativa do Paço é que processo seja promovido no 2º semestre

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), teve aval da Câmara para criação de 316 cargos de professor de Educação Infantil e Fundamental no quadro do magistério. A proposta do Executivo foi aprovada na terça-feira em regime de urgência por conta do iminente encerramento do prazo do processo anterior. Em virtude da projeção de novos equipamentos, o deficit é em torno de 600 docentes. A expectativa do Paço é que o concurso público seja promovido no segundo semestre deste ano. Atualmente, a rede municipal, segundo a Prefeitura, conta com 2.374 profissionais da área.

O valor do impacto financeiro com as novas contratações, de acordo com informações da administração petista, será de aproximadamente R$ 10 milhões ao ano, custo estimado com o investimento na folha de pagamento. São 180 cargos para professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. O último edital do processo para as funções foi homologado em junho de 2013, com vencimento final no dia 21. Foram abertas 226 vagas gerais e convocados 1.058 candidatos até o momento. Por outro lado, há 136 postos para o Fundamental 2. Para este setor em específico, o concurso derradeiro se deu no ano passado.

xiste previsão também de abertura de vagas para ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) e agentes de inclusão escolar. A maior parcela dos recursos para a despesa chegará por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), vinculado ao governo federal. O secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), frisou que o processo não foi projetado apenas para cobrir o deficit e sim para abranger as futuras unidades. “Os novos cargos têm a suprir essa necessidade”, assinalou. O Paço lançou licitação para construção de 11 creches.

O Paço sinalizou que os postos visam atender o ensino de Educação Infantil, Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), e educação inclusiva, diminuindo o número de profissionais temporários, método usado em determinado período na administração Aidan Ravin (PSB) e questionado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Depois da realização do processo, os candidatos são chamados conforme o surgimento da demanda. O deficit aumenta a cada ano devido aos pedidos de demissão, afastamentos e férias.</p> <p>A Secretaria de Educação indicou que realizou estudo para identificar a carência de cargos na atual estrutura. A homologação do processo tem de ser acelerada em função da impossibilidade de fazer concurso em 2012, ano eleitoral e último da gestão petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;