Internacional Titulo
Arafat faz visita relâmpago ao Egito
Por Do Diário do Grande ABC
30/10/2000 | 11:36
Compartilhar notícia


O presidente palestino Yasser Arafat realizou nesta segunda-feira uma visita relâmpago ao Egito para se reunir com o governante egípcio Hosni Mubarak para discutir a violência nos territórios palestinos, informou a agência de notícias egípcia Mena.

``As reunioes no balneário de Sharm el-Sheikh trataram da explosiva situaçao nos territórios palestinos e do aumento da repressao militar israelenese', afirmou a agência.

Na agenda do encontro também figura o bloqueio da questao palestina no processo de paz, segundo Mena.

Arafat ficou no Egito menos de duas horas, afirmou a mesma fonte. Esta foi a primeira reuniao entre Arafat e Mubarak depois da cúpula árabe extraordinária, realizada no Cairo no dia 21 e 22 de outubro.

Arafat estava acompanhado do chefe negociador palestino Saeb Erakat, o ministro da Cultura e Informaçao Yasser Abed Rabbo e o conselheiro Nabil Abu Rudeina, afirmou Mena.

Do lado egípcio também estiveram presentes o primeiro-ministro Atef Ebeid, os ministros da Defesa, Mohamed Hussein Tantaui, das Relaçoes Exteriores, Amr Mussa e de Informaçao, Safuat al-Cherif e o conselheiro político presidencial, Uussama el Baz.

O Egito afirmou que a tensao que tomou conta recentemente das relaçoes egípcio-palestinas sao nuvens passageiras.

``O que aconteceu nao foi mais do um pequeno contratempo que passará rápido', afirmou o ministro egípcio das Relaçoes Exteriores, Amr Mussa, em declaraçoes publicadas na segunda-feira pela imprensa oficial.

Os meios de comunicaçao egípcios lançaram nos últimos dias uma campanha contra os palestinos acusando-os de ingratidao, de corrupçao e de ter acusado falsamente Mubarak de ter pressionado Arafat para aceitar soluçoes moderadas em relaçao a Israel na última cúpula árabe.

Na segunda-feira passada, uma manifestaçao palestina foi realizada em Belém (Cisjordânia), onde foi colocado para desfilar um burro pintado com as cores da bandeira isralense e os nomes do primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak, e de Maubarak.

Os palestinos acusam Mubarak de ter impedido a adoçao de medidas rigorosas com relaçao a Israel durante a cúpula do Cairo dos dias 21 e 22 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;