Esportes Titulo
'Grupo da Morte' confirma sua força às vésperas da Copa
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
18/04/2002 | 02:46
Compartilhar notícia


A menos de um mês e meio do início da Copa do Mundo, as seleções que compõem o Grupo F do torneio confirmaram o motivo pelo qual a chave está sendo chamada de 'grupo da morte'. Argentina, Inglaterra e Nigéria venceram seus respectivos amistosos nesta quarta-feira (17 de abril) – a Suécia empatou fora de casa. Em mais uma das chamadas 'data Fifa', 19 partidas em todo o planeta movimentaram 28 das 32 seleções que, a partir de 31 de maio deste ano, disputam a 17ª edição da Copa do Mundo.

Apenas Coréia do Sul (D), China (adversária do Brasil na primeira fase, no Grupo C), Arábia Saudita (E) e Senegal (A), que também estarão na Copa, não testaram suas equipes nesta quarta-feira. As principais potências jogaram, e até que não fizeram feio. A única que não venceu foi a Alemanha (E), desfalcada de meio time, que perdeu para a Argentina em casa (Stuttgart). Outro resultado que pode ser considerado decepcionante foi o empate sem gols entre França (A) e Rússia (H), em Paris. Empataram ainda Brasil (C), com a também favorita Portugal (D), e Itália (G), com o Uruguai (A).

Um grupo de morte - A única seleção do Grupo F que não venceu foi a Suécia, confirmando o prognóstico de que o tradicional time europeu (vice-campeão em 1958 e 3º lugar em 1994) é o mais fraco da chave. Mesmo assim, o empate sem gols com a Noruega, em Oslo, não pode ser considerado exatamente um mau resultado.

No mais, só vitórias expressivas. A Inglaterra, desfalcada de David Beckham (com o pé quebrado), goleou em casa o Paraguai, desfalcado do goleiro Chilavert (contusão no ombro), por 4 a 0. A Nigéria, jogando na Escócia, virou contra o time da casa e venceu por 2 a 1. A Argentina, confirmando a condição de favorita de todo o Mundial, venceu a Alemanha por 1 a 0, com um gol de cabeça do lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín (Cruzeiro). As duas equipes atuaram desfalcadas de peças importantes, como Gabriel Batistuta e Hernán Crespo (Argentina) e Mehmet Scholl e Christian Ziege (Alemanha).

Outro resultado expressivo desta 'data Fifa' foi conseguido pela Espanha (B), que goleou a Irlanda do Norte (que não se classificou à Copa) por 5 a 0, em Dublin. A 'Fúria', com dois gols de Raúl, se recuperou de uma derrota por 1 a 0 sofrida diante da Holanda (também fora do Mundial), em Roterdã, no mês passado.

Dois times do Leste europeu, região que vem proporcionando boas surpresas nas últimas Copas (Romênia, Bulgária e Croácia), venceram. A Croácia (G), 3º lugar na Copa de 1998, fez 2 a 0 em casa na Bósnia-Herzegovina. A Eslovênia (B) não foi tão bem. Jogando em casa, fez só 1 a 0 na fraca Tunísia (H). A Dinamarca (A), outra seleção da Europa que deu trabalho em 98, recebeu Israel em Copenhague e não teve dificuldades para fazer 3 a 1.

Adversários - Costa Rica e Turquia, adversários do Brasil na primeira fase (Grupo C), também jogaram nesta quarta-feira e conseguiram resultados positivos. O time turco, considerado o grande adversário da Seleção na chave, venceu o Chile (fora da Copa) por 2 a 0, na cidade holandesa de Kerkrade. Um recado para a defesa de Felipão: os dois gols foram marcados pelos principais artilheiros do país na atualidade (Hakan Sukur e Ilhan Mansiz).

A Costa Rica, sem o astro Paulo Wanchope, empatou em 1 a 1 com o Japão na cidade de Yokohama, que receberá a final da Copa do Mundo.

Confira todos os resultados desta quarta-feira
Portugal 1 x 1 Brasil
México 1 x 0 Bulgária
Bélgica 1 x 1 Eslováquia
Camarões 0 x 0 Áustria
República da Irlanda 2 x 1 Estados Unidos
Equador 0 x 0 África do Sul
Eslovênia 1 x 0 Tunísia
Escócia 1 x 2 Nigéria
Itália 1 x 1 Uruguai
França 0 x 0 Rússia
Alemanha 0 x 1 Argentina
Noruega 0 x 0 Suécia
Turquia 2 x 0 Chile
Dinamarca 3 x 1 Israel
Croácia 2 x 0 Bósnia-Herzegovina
Japão 1 x 0 Costa Rica
Polônia 0 x 0 Romênia
Irlanda do Norte 0 x 5 Espanha
Inglaterra 4 x 0 Paraguai
* os times destacados em negrito estarão na Copa




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;