Política Titulo
Câmara vota projeto sobre imunidade parlamentar dia 23
Do Diário OnLine
29/04/2001 | 18:18
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), marcou para o dia 23 próximo a votação do projeto de lei que reformula o conceito de imunidade parlamentar. "Existe um problema no Senado, que é acompanhado por todos nós com enorme preocupação, mas não será motivo suficiente para que esta Casa paralise seus trabalhos", disse Aécio.

Segundo a Agência Brasil, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Nélson Pelegrino (PT-BA), disse que entre os anos de 1995 e 1999 foram rejeitados 109 dos 137 pedidos de autorização para que deputados fossem processados. Estes pedidos são feitos pela Mesa Diretora da Casa, por partidos políticos ou, como a maioria, pelo Supremo Tribunal Federal. Pelegrino informou que a Comissão pretende iniciar uma campanha pelo fim da imunidade parlamentar para crimes comuns, como forma de combater a impunidade no meio político.

A imunidade parlamentar — benefício que livra os eleitos acusados de prática de crimes políticos ou comuns de processo judicial — teve discussões mais intensas no Congresso na época do escândalo dos chamados anões do Orçamento, deputados que desviaram dinheiro público para as próprias contas bancárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;