Economia Titulo Defeitos
Toyota poderá ser obrigada a fazer recall no Brasil
Por
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Toyota do Brasil poderá ser obrigada a realizar no Brasil o mesmo recall que já fez em países como Estados Unidos e Canadá, para corrigir uma falha no sistema de aceleração do modelo Corolla, se o MP (Ministério Público) de Minas Gerais impetrar ação judicial contra a montadora.

Para o promotor Amauri da Matta, é bastante estranho que a Toyota esteja realizando recall nos Estados Unidos e Europa motivado por problemas semelhantes aos relatados por clientes de Minas Gerais e, no entanto, negue a necessidade de uma correção de falhas no Brasil.

O MP analisa um série de denúncias de proprietários do veículo. O processo, porém, ainda está em fase preliminar. Segundo o promotor, será necessário analisar os dados mais profundamente para decidir se impetrará ou não a ação contra a Toyota.

Em todos os casos relatados ao MP, os proprietários contam que, repentinamente, seus carros aceleraram bruscamente.

Num dos casos relatados ao Ministério Público, a falha ocorreu quando o motorista estava dentro da garagem. O impacto da batida contra a parede foi tão grande que a seguradora considerou perda total.

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Estado também está cobrando explicações da montadora.

Anteontem, foi realizada uma audiência pública para ouvir vítimas da suposta falha e representantes da montadora. A Toyota, no entanto, enviou apenas uma correspondência para informar da impossibilidade de ser representada na reunião e pedindo que uma nova audiência fosse marcada no próximo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;