A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deseja aposentar os atuais motores V10 de três litros e introduzir um modelo mais econômico V8 de 2,4 litros. "A potência seria semelhante à de muitos carros de rua. Para economizar custos e aumentar a segurança seria melhor mexer com aerodinâmica e pneus", falou Burkhard Goeschel ao diário esportivo italiano La Gazzetta dello Sport.
A declaração deve agitar os bastidores da F-1. Segundo o conselheiro da BMW, outras empresas apóiam a opinião da montadora alemã, entre elas as milionárias Toyota, Mercedes e Honda.
Uma das alternativas para pressionar a FIA a rever seus objetivos, de acordo com Goeschel, é retomar a idéia de criar a GPWC, categoria exclusiva para as montadoras. "Voltamos àquela intenção de lançarmos uma categoria alternativa à Fórmula 1. O Acordo Concorde - contrato entre a GPWC e Ecclestone - acaba no fim de 2007 e Bernie ainda não tem idéia de como organizará o campeonato. Isso é inaceitável. Precisamos de certezas de longo prazo para sabermos onde vamos colocar nosso dinheiro", disse.
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