Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Doria impõe derrota a Leite e vence prévias marcadas por guerra no PSDB

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Governador de São Paulo alcança ambição de ser presidenciável após batalha histórica no tucanato; Morando se fortalece


Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC

27/11/2021 | 18:46


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), derrotou neste sábado o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) nas prévias da sigla e alcançou a ambição de ser candidato a presidente depois de disputa histórica que rachou o tucanato. O paulista teve 17.470 votos (53,99%), contra 11.295 (44,66%) do gaúcho. Correndo por fora, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio obteve 427 votos (1,35%).

O resultado das prévias saiu quase uma semana depois do início do processo. No domingo, o canto de vitória dos dois candidatos ficou engasgado depois do fracasso tecnológico no aplicativo desenvolvido para coletar a adesão dos tucanos País afora. A falha do dispositivo aprofundou a rivalidade entre Doria e Leite, que defenderam caminhos distintos para solucionar o vexame eleitoral do partido, que já amarga o pífio desempenho nas pesquisas de intenções de voto.

Ao longo da última semana, a cúpula nacional do PSDB buscou estancar a crise no tucanato e, em meio à guerra de narrativas entre as duas campanhas e até a acusações de compra de votos, tentou limitar o impasse a mero defeito digital da plataforma. Nesse ínterim, Leite e Doria seguiram arrotando favoritismo entre aliados. Nova empresa foi contratada para desenvolver a eleição eletrônica e garantiu a viabilidade da disputa, que foi retomada na manhã deste sábado.

Em discurso em tom conciliador, Eduardo Leite se disse “tranquilo”, a despeito do visível desconforto com o resultado. “Me sinto absolutamente tranquilo, realizado e feliz (com o resultado). Tenho muita confiança que tudo o que tenho falado estará no teu projeto, João. Obrigado a todos que confiaram na gente, do fundo do meu coração”, disse o gaúcho.

O projeto de Doria rumo ao Palácio do Planalto começou a ser costurado ainda às vésperas da eleição de 2018, quando, então prefeito da Capital, Doria passou a ter o nome defendido após a histórica vitória no primeiro turno contra Fernando Haddad (PT). O movimento confrontou o projeto do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), que foi o presidenciável naquele pleito – ficou em quarto lugar, no pior desempenho do PSDB em disputas presidenciais. Doria acabou saindo candidato ao Palácio dos Bandeirantes e venceu o então governador Márcio França (PSB). Na pandemia, encontrou no negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (rumo ao PL) a chance de se distanciar do governo e pavimentar seu projeto à presidência no caminho da chamada terceiria via. “Não há nenhum derrotado. Todos são vitoriosos. O PSDB sai fortalecido”, discursou Doria.

A vitória de Doria fortalece o prefeito Orlando Morando (PSDB, São Bernardo), um dos principais aliados do governador paulista, na briga pela vaga de vice na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo do Estado. “Agora, é preciso construir alianças que possam viabilizar uma grande coalizão partidária, visando construir um projeto de Brasil. Me sinto muito feliz porque sempre acreditei na sua vitória e tenho a convicção de que João Doria é o melhor para o PSDB. Será preciso construir a sua trajetória para se tornar presidente da República e, juntos, construir também a vitória de Rodrigo Garcia”, frisou Morando.

O prefeito Paulo Serra (PSDB, Santo André), aliado de Leite, afirmou que Doria “terá grande responsabilidade de construir unidade” rumo a 2022. “Quero parabenizar os filiados e o PSDB por essa ousadia, por ter inovado. Tivemos problemas na semana passada, mas esse é o preço por inovar. A gente estava escolhendo quem vai liderar esse nosso projeto pelo Brasil. Eu escolhi o Eduardo e continuo achando que ele seria a melhor escolha. No entanto, o governador Doria foi escolhido e por isso quero parabenizá-lo”, disse o tucano.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;