Memória Titulo
Apresentamos o motorista da Breda, Oscar de Oliveira

Quando, em 7 de janeiro último, publicamos esta foto da excursão dos componentes do Câmera Clube à usina da Light, em Cubatão, ainda...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando, em 7 de janeiro último, publicamos esta foto da excursão dos componentes do Câmera Clube à usina da Light, em Cubatão, ainda brincamos com o fotógrafo Beltran Asêncio, que identificou os colegas. Perguntamos a ele: quem é o motorista?

Nossa atenção era chamada para o profissional à direita da foto, todo uniformizado, condutor do ônibus da Breda Transportes e Turismo. E não é que, logo depois, descobrimos o nome! Trata-se de Oscar de Oliveira, do Parque das Nações.

A identificação foi feita por Edson de Oliveira, segundo filho de Oscar de Oliveira e Elvira Vendrasco de Oliveira, assinante do Diário e leitor de Memória. Edson ligou logo depois da publicação. Pedimos a ele que informasse a data do aniversário do pai, Oscar. A data é hoje, 12 de março.

Oscar de Oliveira é de São João da Boa Vista. Nasceu em 12 de março de 1924. Era filho de Pedro e Maria de Oliveira. Mudou para Santo André em 1955. Ele e a mulher Elvira tiveram seis filhos: Eny, Edson, Oscar Filho, Ailton, Eliana e Elizete. Hoje já são 12 netos.

Motorista desde a juventude, Oscar de Oliveira começou na Auto Viação São João Pinhal, que fazia a linha Pinhal a Campinas (1948 a 1952). Na Breda trabalhou de 1956 a 1966. Dirigiu táxis e trabalhou na Empresa de Ônibus Santa Paula, em São Caetano.

Mas a Breda foi a sua casa: de motorista passou a inspetor de tráfego e chegou a chefe de garagem, na Avenida do Estado.

A foto que permitiu o contato do filho Edson com Memória o bom Oscar não conheceu. À época, não ganhou cópia. E hoje é falecido, já que partiu em dezembro de 2004.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Oscar de Oliveira estaciona seu ônibus na Rua Costa Rica, no Parque das Nações.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 12 de março de 1980

Manchete - Regulamentação da política salarial está no Planalto; Lula anuncia assembleia de metalúrgicos domingo no Estádio de Vila Euclides. Há um clima de greve no ar...

EM 12 DE MARÇO DE...

1889 - Criado o Município de São Bernardo, hoje Santo André, com abrangência sobre a área do atual Grande ABC.

1940 - Nascia, em Santo André, o Grupo Candinho, por iniciativa de Cândido Oneda, o Candinho, natural de São Caetano e o despachante símbolo do Grande ABC. O estabelecimento tem à frente, há muitos anos, Nelson Cruz, discípulo de Candinho.

1970 - Sociedade São Miguel, de Vila Bastos, inaugura exposição do pintor Eugênio Mogon, premiado pelo Salão Paulista de Belas Artes.

1970 - São Bernardo inaugura posto de informação e recepção turística no Paço Municipal.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Paraguaçu Paulista. Instalado em 12 de março de 1925.

São Lourenço da Serra. Criado em 1991.

Zacarias. Instalado em 12 de março de 1992.

CAPITAL BRASILEIRA

Recife. Fundado em 12 de março de 1537.

HOJE

Dia do Bibliotecário e Dia Mundial do Café.

Trabalhadores

Nascem em 12 de março:

1895 - José Mazzucato. Natural de Campinas. Maquinista da Rhodia Química. Residência: Rua Turquia, 7, Parque das Nações.

1902 - Antonio Luiz Godoy. Natural de Rio Claro (SP). Maquinista da Rhodia Química. Residência: Rua Dr. Campos Sales, 37, Santo André.

1914 - Alécio Zamatario. Natural de Cosmópolis (SP). Operário da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Cesário Motta, 279, Santo André.

Fonte: 1º livro de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Bernardo de Cápua, Gregório I (na estampa), Inocêncio I (papa durante 16 anos) e Luís Orione.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;