Cultura & Lazer Titulo Música
Investida eletrônica

Gal Costa divulgará eletrônico e experimental 'Recanto',
disco lançado em dezembro, em apresentação gratuita

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
07/04/2012 | 07:45
Compartilhar notícia


Dona de uma das principais vozes femininas do Brasil, Gal Costa divulgará o eletrônico e experimental "Recanto", disco lançado em dezembro, em apresentação gratuita. A cantora baiana subirá ao palco amanhã, a partir das 11h30, no Parque da Juventude, em São Paulo.

Caetano Veloso compôs músicas mais densas para Gal Costa porque já conhecia o seu gosto pela estranheza e pelo desafio. São nove inéditas, feitas especialmente para a amiga, e duas regravações, "Mansidão" e "Madre Deus", selecionadas pela vocação de se encaixar na pegada eletrônica da obra.

Resultado da duradoura parceria, essa nova investida fonográfica marca a ruptura mais radical com tudo o que a intérprete apresentou após o tropicalismo. Em seus últimos trabalhos, a cantora baiana era acompanhada por orquestras ou recitais de violão. Ela relia clássicos de Tom Jobim e outros standards da música popular.

Agora, aos 66 anos, Gal Costa solta a voz em ambiente desconhecido, em meio a intervenções eletrônicas e sonoridades executadas com delicadeza pelo trio jovem que a acompanha no palco. São os músicos Domenico Lancellotti (bateria e MPC - aparelho que reproduz as bases eletrônicas), Pedro Baby (guitarra e violão, quase sempre processados por muitos pedais) e Bruno Di Lullo (contrabaixo e violão).

Integram o repertório da apresentação homônima novidades como "Recanto Escuro" (canção de abertura), "Tudo Dói", "Autotune Autoerótico", "Miami Maculelê" e "Neguinho", faixa que faz crítica à sociedade consumista. A intenção inicial de Gal Costa era fazer o show somente com músicas de Caetano, exatamente como o disco, que marca a sua volta a álbum de inéditas (o anterior, intitulado "Hoje", data de 2005).

Mas, por sugestão de Caetano, o show ainda fará referência a momentos da carreira da cantora que confirmam ou contrastam com o momento atual. São sucessos de diferentes épocas que têm enorme força na voz de Gal, como as composições tropicalistas "Baby" e "Divino, Maravilhoso", que garantem espaço no setlist da apresentação.


Gal Costa Música. Amanhã, a partir das 11h30. No Parque da Juventude - Avenida Zaki Narchi, 1.309, São Paulo. Tel.: 2251-2706. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;