Cena Política Titulo
O lado bom da condenação de Lula
Por Raphael Rocha
26/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A manutenção da condenação à prisão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suscitou elogios aos estrategistas do partido. Isso porque, ao defender a tese de politização do processo do triplex do Guarujá, petistas buscam vitimizar a figura de Lula. Há, inclusive, os que vislumbram a prisão do ex-presidente, por período temporário, para transformar o político em mártir. Na quarta-feira, dia do julgamento no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, tinha gente comparando a situação de Lula à de Nelson Mandela, líder sul-africano que passou anos na prisão antes de se tornar presidente do país. Todo esse cenário, avaliam algumas lideranças, poderia ajudar o PT a se reconstruir nas urnas, canalizando os votos da esquerda e superando a derrota sofrida na eleição de 2016.

BASTIDORES

Dobrada lançada
O deputado estadual Luiz Turco (PT) e o vereador Eduardo Leite (PT), ambos de Santo André, realizam hoje ato público de inscrições de pré-candidatura para a eleição deste ano. Turco buscará a reeleição na Assembleia Legislativa, enquanto Eduardo concorrerá pela primeira vez a uma cadeira na Câmara Federal. A atividade está marcada para as 18h, na sede do PT em Santo André. Essa é considerada a dobrada oficial do partido na cidade, embora alguns vereadores já tenham admitido que vão apoiar outros nomes na corrida eleitoral.

Sondagens
Com a situação monitorada pelo PSDB, o secretário de Obras de Ribeirão Pires e ex-prefeiturável em Diadema, Taka Yamauchi (PSD), se encontrou com o presidente paulista do PTB, deputado estadual Campos Machado, levado pelo vice-prefeito de Ribeirão, Gabriel Roncon (PTB). Taka mantém mistério sobre ser candidato a deputado neste ano, mas já avisou que, em 2020, virá como postulante ao Paço de Diadema. Em 2016, ele foi considerado a surpresa da eleição diademense, ficando na quarta colocação, com 23,5 mil votos.

Boatos
Assessoria de um vereador do PSDB de São Bernardo disseminou, pelas redes sociais, o boato que a Prefeitura havia fechado o Parque Estoril após a confirmação de morte de macaco por febre amarela. Porém, a informação é inverídica. O prefeito Orlando Morando (PSDB) afirmou que, caso haja comprovação da circulação do vírus pelo parque, o espaço será fechado, mas que não houve registro de mortes de macaco pela doença.

Repórter/vereador
O vereador de Santo André Fabio Lopes (PPS) chamou a atenção durante entrevista coletiva do prefeito Paulo Serra (PSDB) sobre o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Em dado momento, o popular-socialista pegou o microfone e lançou três perguntas, um pouco mais duras, ao chefe do Executivo, que as respondeu sem grandes problemas. No fim do evento, o comentário entre os presentes foi que o questionamento poderia ter sido feito até por algum integrante da oposição.

Interino
O secretário de Assuntos Institucionais e Comunitários de Santo André, Carlos Bianchin, assumiu interinamente o comando da Secretaria de Habitação por causa das férias do titular da Pasta, Fernando Marangoni (DEM). A troca foi publicada nos Atos Oficiais.

Voo de galinha
Durou pouco o ímpeto do vereador Paulo Bezerra (PV), de Diadema, em ser candidato a deputado federal. Em reunião nesta semana com o prefeito Lauro Michels (PV), Bezerra sequer tocou neste assunto com o chefe do Executivo e saiu do encontro dizendo que defende a candidatura do presidente da Casa, Marcos Michels (PSB), à Câmara Federal. Para a Assembleia, o parlamentar sustentou o nome da secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;