Economia Titulo
INSS: ministro anuncia Plano de Ações
Natália Lima
Do Diário do Grande ABC
07/08/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Até o final do ano todos os benefícios à espera de solução no INSS (Instituto Nacional do seguro Social) serão resolvidos. A promessa é do Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e foi feita durante o anúncio do Plano de Ações Prioritárias do Instituto, na manhã de segunda-feira, em São Paulo.

As metas são muito audaciosas. Além de zerar as ações em aberto até dezembro, Luiz Marinho prometeu que a concessão de qualquer benefício será feita no prazo legal de até 45 dias, a partir de 2008.

“Estamos começando uma nova fase. Não queremos que um segurado espere até um ano para conseguir um benefício”, disse ele.

O plano também visa melhorar o atendimento, acabar com as filas nas agências do INSS e reduzir o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica em todo o País para, no máximo, cinco dias.

A média nacional hoje é de sete dias, mas chega a 11 no Estado de São Paulo e a 29 dias na Capital.

O ministro anunciou, ainda, a realização de concurso público para a contratação de mais dois mil analistas e técnicos previdenciários ainda neste ano.

Entre os objetivos estão a capacitação de mais de oito mil servidores para garantir maior rapidez e eficiência na concessão de benefícios, evitando que os processos voltem a se acumular, e, também, o remanejamento de mais peritos que passaram em concursos realizados no ano passado.

Concessão - De acordo com o INSS, a média nacional para a concessão da aposentadorias é de 68 dias. Sendo 125 dias no Estado de São Paulo e 233 dias no Grande ABC, especificamente, na cidade de Diadema.

Muitos pedidos estão arquivados a meses e até anos. Para cumprirem a meta do Ministério, de zerar o estoque até o final de 2007, foram formados grupos de trabalhos, constituídos por servidores de vários Estados, que irão priorizar os processos de concessão de aposentadoria de segurados que ainda não recebem qualquer benefício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;