Eleições 2016 Titulo Chapa majoritária
Número de vereadores candidatos na chapa majoritária sobe para 15

Processo eleitoral de 2012 contabilizou 11
representantes das Câmaras na concorrência

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Com a oficialização das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, o número de vereadores do Grande ABC postulantes em chapa majoritária no páreo de outubro se elevou para 15, sendo oito pleiteantes à Prefeitura e sete compondo dobrada como vice. O índice aponta que um a cada nove parlamentares – são 142 na totalidade – irá entrar na disputa por voto na tentativa de subir degraus na carreira política, deixando os Legislativos para concorrer na restrita corrida ao Paço. Diadema é a cidade que mais contém nomes na lista, com quatro representantes na empreitada (confira quadro ao lado).

A maioria dos nomes menciona desejo de obter força mais expressiva para concretizar projetos na condição de exercer cargo de comando no governo, acrescentando ainda contribuição dada na Câmara. Em Santo André, os vereadores Ailton Lima (SD) e Luiz Zacarias (PTB), com dois e cinco mandatos, respectivamente, confirmaram as expectativas e abriram mão de concorrer por renovação de mandato na Casa. “Tivemos a experiência parlamentar, importante. Entendemos agora que chegou o momento de buscarmos projeto maior. No Legislativo, fazemos a indicação e vemos que a aplicação dos recursos não é bem feita. Não participamos da execução. Ideia é colaborar de forma mais efetiva”, pontuou Zacarias, que ocupa o posto de vice do prefeiturável Paulinho Serra (PSDB).

Com três legislaturas cada, Fabio Palacio (PR), de São Caetano, e Vaguinho do Conselho (PRB), de Diadema, ambos postulantes à sucessão, consideram ter cumprido ciclo na Câmara. “Fui vereador com três prefeitos diferentes: Luiz Tortorello, José Auricchio Júnior e hoje Paulo Pinheiro. Enxerguei modos distintos (de administração) e vejo passo que a cidade pode melhorar”, frisou o Palacio. “Aconteceu naturalmente. Após esse período, o nosso trabalho projetou à disputa”, avaliou Vaguinho.

Na eleição de 2012, 11 vereadores buscaram transição de poderes idêntica. Na ocasião deste cenário, oito foram candidatos a prefeito. Nesta passagem, três tiveram sucesso no processo: Paulo Pinheiro (PMDB), em São Caetano, Lauro Michels (PV), em Diadema, e Saulo Benevides (PMDB), em Ribeirão Pires. Além do quadro, Marilza de Oliveira (PSD), de Rio Grande da Serra, sagrou-se vencedora como número dois de Gabriel Maranhão (PSDB). O panorama contrariou histórico da região, que em poucas oportunidades deu mandato no Executivo a parlamentar da cidade.

Isso porque, desde 1996, excluindo o último pleito já contabilizado, apenas outros três postulantes conseguiram êxito semelhante (portanto, são seis vitórias no cômputo geral): Oswaldo Dias (PT-Mauá, em 1996), Adler Kiko Teixeira (então no PSDB-Rio Grande da Serra, em 2004) e Aidan Ravin (à época no PTB-Santo André, em 2008). Em conjunturas diferentes, os dois últimos, atualmente no PSB, estarão de novo na empreitada ao Paço – Kiko, inclusive, em Ribeirão, e Aidan após derrota na reeleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;