Economia Titulo Aposta no 2° semestre
Mantega prega motivação e confiança contra a crise
Marcelo Camargo
Do Diário do Grande ABC
14/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, esbanjou otimismo durante um encontro com empresários ontem em São Paulo. Confiante, chegou a dizer que poderia apostar que não haverá PIB (Produto Interno Bruto) negativo em 2009 e que a meta de crescimento do governo é de 4% para este ano. Mantega afirmou que o pior da crise internacional já passou e que é preciso coragem e motivação para superá-la de vez.

O seminário, promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) contou com a presença de empresários e executivos de grandes empresas, como Nestlé, Unilever e Pão de Açúcar, além dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Heráclito Fortes (DEM-PI).

O mote dos discursos foi um só: o Brasil passará bem pela crise se empresas e população confiarem na força da economia nacional. "Se os empresários tomarem medidas ousadas, o governo também tomará. O resultado disso é o crescimento", disse o ministro. Mantega. Os empresários falaram dos planos de investimentos fundamentados na solidez da economia brasileira diante da crise. A conclusão foi que esse sentimento de retomada deve ser repassado aos pequenos e médios empreendedores e aos consumidores, pois, segundo eles, a cadeia automotiva, que hoje já demonstra recuperação, foi a mais afetada e isso espalhou o temor em áreas que frearam ações por precaução.

Mantega afirmou que esse temor é o pior dos venenos, mas confia na recuperação a curto prazo, tanto que disse que a meta do governo é um crescimento de 4% da economia neste ano, número bastante diferente do apresentados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que reduziram suas previsões para 1,8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;