Diarinho Titulo Saúde
Som alto faz mal
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
02/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Tem quem goste de brinquedo barulhento, TV no último volume e música bombando no fone de ouvido. Parece divertido, mas o som muito alto pode matar as células ciliadas (recobertas de pelinhos) que ficam dentro do ouvido. Sua função é captar e enviar o som ao cérebro. A gente nasce com cerca de 10 mil a 15 mil delas, que morrem naturalmente a partir dos 40 anos e não nascem outras no lugar. Por isso, os idosos ouvem cada vez menos.

No entanto, essas células podem morrer antes dessa idade se ficar em contato com barulho excessivo por muito tempo. Para não correr riscos, é recomendado deixar o volume pela metade da capacidade; se chega a dez, deixe no cinco. Assim, é possível ouvir de três a quatro horas diárias sem machucar.

Às vezes, Pedro Parizotte, 9 anos, de Santo André, ouve música alta no fone. Entretanto, faz isso por pouco tempo. "Ouvi dizer que se for muito alto posso ficar surdo." A perda de audição pode acontecer, mas aos poucos. O sintoma mais comum é o zumbido, aquele barulhinho que parece chiado. Se permanecer por mais de 24 horas, significa que o ouvido sofreu danos graves. Tem de procurar o médico.

Nos últimos anos, aumentou o número de crianças com problemas auditivos. Por isso, é importante abandonar hábitos que prejudicam a saúde. Evite usar fone em ambientes barulhentos, que estimulam a aumentar o volume, e prefira modelos que não encaixam dentro do ouvido, ampliando a potência do som.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;