Política Titulo
Salles propõe construção de três centros-dia para idosos
Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
05/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O candidato à Prefeitura de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, assegurou que, caso eleito, criará três centros-dia de referência para servir de unidade de convivência para idosos que necessitam de amparo. O equipamento atenderia pessoas com doenças relacionadas à idade, como Parkinson, Alzheimer e depressão, além de idosos com falta de assistência familiar por conta do trabalho fora de casa e até mesmo àqueles que moram sozinhos ou não contam com parentes.

Salles avalia que a vantagem dos centros-dia está baseada no fato de o idoso não se separar da família. "Ele passa o período diurno na unidade e durante a noite passa junto de seus entes, sem que haja a quebra do vínculo familiar e eventuais prejuízos à saúde física e mental". No local, seriam oferecidas cinco refeições ao dia, medicações e atendimento para a realização de procedimentos diários, caso necessário, como curativos, aferição de pressão arterial ou do nível de glicemia. Os profissionais da Saúde acompanhariam em marcação de consultas e exames.Durante a estadia, os idosos participam de atividades físicas, que passam por caminhada, alongamento e ginástica com supervisão de profissionais de fisioterapia e educação física e de atividades para o desenvolvimento mental.

A gerência dos serviços ficaria a cargo da parceria com a Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), projetada por Salles como braço social da Prefeitura. "Com a união da sociedade civil organizada e a competência do setor público, que oferece as condições e os profissionais específicos, podemos evoluir muito na área social." O primeiro aspecto para a inserção no espaço passaria por critério socioeconômico, analisado por assistentes sociais.

Conforme dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santo André é a segunda cidade do Grande ABC com mais idosos da região, com 13,75% da população, ficando atrás somente de São Caetano, que possui 19%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;