Para o gerente de pré-impressao da gráfica, José Stanley de Paula, o novo sistema beneficia diretamente o cliente. "Nao há perda de material. O cliente pode fazer as correçoes e alterar as informaçoes sem precisar utilizar o fotolito", afirmou.
Para fazer a impressao de uma publicaçao, é preciso passar, analogicamente, todas as informaçoes do arquivo eletrônico (computador) para o fotolito, um tipo de filme. A partir desse fotolito, as informaçoes sao transferidas, por meio de um sistema que utiliza luz e assemelha-se à revelaçao de um filme, para as chapas de impressao. Portanto, para se fazer as provas de pré-impressao, era preciso, primeiramente, confeccionar o fotolito. A Sherpa 43 permite a impressao digital das informaçoes do arquivo eletrônico diretamente para o papel, sem passar pelo filme.
O equipamento possibilita a reduçao de custos tanto para os clientes quanto para a gráfica. O preço de cada prova de pré-impressao no fotolito é de US$ 13 - o preço do fotolito final é de US$ 20. Com a pré-impressao da Sherpa 43, o valor da prova passa para US$ 4. Assim, o custo da matéria-prima cai cerca de US$ 9 para a gráfica.
Outra vantagem da nova máquina é a utilizaçao de outros formatos de impressao. "Podemos imprimir uma folha com até 90 cm de largura por altura infinita, já que utilizamos o sistema de bobinas", disse Stanley. Segundo o diretor, o cliente ainda ganha em tempo, pois as correçoes tornam-se mais rápidas.
Mas a compra do equipamento é apenas o primeiro passo para o próximo investimento da Grande ABC, orçado em US$ 450 mil. Para o segundo semestre, a gráfica pretende investir na compra da máquina de impressao platesetter, que permite a transferência, a laser, das informaçoes da prova de pré-impressao digital diretamente para a máquina de impressao, sem passar pelo fotolito.
A Gráfica ABC participa, no próximo dia 23, da feira de equipamentos eletrônicos Drupa, que será realizada na Alemanha. Segundo Stanley, o objetivo da empresa é avaliar o mercado e desenvolver projetos para os próximos cinco anos.
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