Memória Titulo
Uma carrocinha na Rua Bernardino de Campos
Por Ademir Medici
26/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Registro histórico comercial: em 4 de dezembro de 1978 era inaugurado o Restaurante Esfiha de Santo André, à Rua Bernardino de Campos, 374, iniciativa de representantes da comunidade libanesa de Santo André, dos sócios Samir e Ahmad Jomaa, Ali Rajab e Abdo Nehme, com o apoio do advogado Fayes Rizek Abud. Hoje, com o nome de Restaurante Shabab’s, a mesma casa funciona ali perto, à Avenida Portugal, 155, propriedade dos irmãos Jomma – ano que vem, 40 anos de história.

Nesse óleo sobre tela de José Rodrigues Vibian que hoje republicamos – a primeira publicação, em 1999, aqui mesmo, foi em preto e branco – aparece trecho da Rua Bernardino de Campos em 1947, tendo ao fundo o início da Avenida Portugal. No meio da rua, sulcos formados pelas rodas de carroças e charretes. Emoldurando a paisagem, uma carrocinha.

No passado, à esquerda, onde está o muro, existia a chácara da família Flaquer. O mato fechado era remanescente da velha chácara – uma entre tantas desaparecidas com o progresso que chegou. Na casa ao fundo, à esquerda, no começo da Rua Monte Casseros, morava Juca Flaquer, um dos filhos de José Luiz Flaquer, o senador famoso.

No interior do muro da Bernardino, seguindo pela Rua Campos Sales, até a Oliveira Lima, ficava o velho campo de futebol do Brasil. Da Monte Casseros para cima ficava outra chácara, a da Vila Mimosa, de Charles Murray, hoje sede do Primeiro de Maio Futebol Clube.

À direita da gravura, é possível distinguir o início da Rua Delfim Moreira. Aparece, em primeiro plano – e parcialmente – a velha casa de outra chácara, da família Suplicy, onde funcionaria mais tarde o Ginásio Américo Brasiliense (antes do seu atual prédio, inaugurado em 1962) e, mais recentemente, até ser demolida, uma casa de comida árabe – a casa de esfihas citada no início.

A Chácara Murray, o Primeiro de Maio...

Depoimento: José Rodrigues Vibian

Quando trabalhei em tinturaria e lavanderia, ainda jovem, entrei muitas vezes na Chácara Murray para pegar roupas. O velho Murray e sua família passavam férias e fins de semana na chácara. Quando a família e amigos chegavam, Santo André era invadida por automóveis importados, raros em outras ocasiões na cidade.

FALECIMENTO

DR. AUGUSTO ALVES DOS REIS

(Altinópolis, SP, 11-11-1916 – Ribeirão Pires, 25-9-2017)

Faleceu ontem, aos 100 anos, o médico Augusto Alves dos Reis, uma das reservas da Medicina e da intelectualidade de Ribeirão Pires, amigo desta página Memória. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Ribeirão Pires e sepultado às 17h no Cemitério São José.

Dr. Reis veio jovem para Ribeirão Pires, no início da década de 1950, e aqui permaneceu, lúcido até o fim, com dois livros de crônicas e poesias publicados.

Era filho de João Alves dos Reis e Amélia Maria de Oliveira. Casado com Aparecida Maria dos Santos Reis, ele deixa três filhos, Sonia Maria, Augusto Filho e Sérgio. Era casado em segundas núpcias com Nair Poloni.

Colaboração: Ademar Bertoldo

Diário há 30 anos

Sábado, 26 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6557

Manchete – Sarney (presidente da República) anuncia reforma e governo suprapartidário

SOS Trânsito (6) – Acidentes, uma rotina na Rodovia Índio Tibiriçá.

Santo André – Lançado o SOS Cine-Teatro Carlos Gomes.

Memória – Falávamos, neste espaço, da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, em Paranapiacaba.

Música –> Disco de vinil faz 100 anos e já se prevê a sua substituição. Reportagem: jornalista Valdir Pires, que citava “a famosa bolacha preta”.

Em 26 de setembro de...

1917 – Dr. Flaquer, o senador estadual famoso, celebra o aniversário de sua mulher, Elisa Flaquer, oferecendo um jantar às pessoas de suas relações. Senador Flaquer e Elisa Flaquer, hoje nomes de duas das mais antigas ruas do Centro de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: França e Inglaterra asseguram à Rússia que não farão a paz separada.

1929 – Fundado o Esporte Clube Vila Pires, em Santo André, uma das mais antigas agremiações da cidade e região.

1982 – Indústria Stevaux festeja o 50º aniversário. A fabricante de juntas e retentores para automóveis surgiu em setembro de 1932, no Belenzinho, Capital, transferindo-se em 1961 para o km 13 da Via Anchieta, acompanhando a expansão da indústria automobilística nacional.

No Parque Antarctica, Palmeiras 1, Santo André 2, pela Primeira Divisão. A primeira vitória do Santo André diante de um dos componentes da elite do futebol paulista, segundo comentário do jornalista Donizete Raddi, que cobriu o jogo pelo Diário.

1992 – Inaugurada a sede da Fundação Pró-Memória de São Caetano, na Avenida Goiás, 600, térreo, antigo Paço Municipal.

Hoje

Dia Interamericano das Relações Públicas. Lembra a fundação da Fiarp (Federação Interamericana de Relações Públicas), em 26 de setembro de 1960, na cidade do México.

Dia Nacional do Surdo

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 26 de setembro:

Em São Paulo, Vargem Grande do Sul.

Em Santa Catarina, Braço do Trombudo, Cerro Negro, Cocal do Sul, Mirim Doce, Monte Carlo, Nova Itaberaba, Passo de Torres, Santa Terezinha e Sul Brasil

Em Sergipe, Nossa Senhora da Glória

No Pará, Placas

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Cosme e Damião (mártires). Dia celebrado em 26 de setembro pelos católicos, em 27 de setembro por outras religiões, como o Candomblé e Umbanda, e em 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Cosme e Damião eram dois irmãos árabes, provavelmente gêmeos, que residiam na região da Ásia Menor. Eles eram médicos cristãos, sendo que demonstravam grande compaixão pelos doentes, curando-os sem cobrar dinheiro.

No Brasil, Cosme e Damião são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.

Elzeário de Sabran

Bv. Gaspar Stanggassinger




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;