Economia Titulo
Metalúrgicos criticam acordo fechado por sindicato do ABC
Por Do Diário OnLine
19/10/2001 | 13:28
Compartilhar notícia


O presidente do sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Ramiro de Jesus Pinto, afirmou nesta sexta-feira que o acordo fechado na quinta entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e as montadoras não passou de uma “jogada política”. O acordo prevê a reposição integral da inflação aos salários nesta e no próximo ano e mais 2% de aumento real em 2002, se alcançarem a produção de 1,065 milhão de veículos no Estado de São Paulo.

O acordo, segundo ele, prejudica os funcionários. Além disso, afirmou que é um risco fechar algo de tão longo prazo, já que ninguém sabe o que vai acontecer com a economia. Para ele, a proposta visa as eleições de 2002.

Na semana que vem, as reuniões de negociações continuam. O sindicato está organizando uma marcha em protesto, marcada para próxima segunda-feira, às 9h, com cerca de 10 mil funcionários, segundo estimativas da entidade. Eles sairão da estação Paraíso do metrô e seguirão até o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista.

O sindicato não aceitou a proposta dos empresários de repasse parcial de 75% da inflação dos últimos dois anos, e exige, além da reposição integral de 7,76% das perdas medidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período, um aumento real de 5,23%. A categoria também exige manutenção das cláusulas de acordo coletivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;