Cultura & Lazer Titulo Retrospectiva
Cinema chinês ganha mostra em São Caetano
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
24/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A produção cinematográfica chinesa não é feita apenas de belas coreografias de luta (que o digam Jet Li e Jackie Chan, astros que posteriormente foram agregados ao cinemão hollywoodiano). É dessa diversidade que vem o valor da "Mostra de Cinema Chinês", que abre hoje, às 19h, /CFna Pinacoteca Municipal de São Caetano, e segue até quinta-feira, sempre no mesmo horário. A entrada é franca.

Irônico é que três dos quatro filmes a serem exibidos são assinados pelo prolífico diretor Zhang Yimou, um dos papas contemporâneos do cinema de ação baseado em artes marciais diversas. No Ocidente, ficou conhecido sobretudo depois do lançamento, nesta década, de longas como "O Clã das Adagas Voadoras" e "Herói", mesmo sendo dele o clássico "Lanternas Vermelhas", lançado em 1991, um delicado retrato do cotidiano feminino nos anos 1920.

O filme da estreia é "O Caminho para Casa", que Yimou dirigiu em 1999. A história acompanha o retorno de um homem para sua cidade natal para acompanhar o enterro de seu pai.

Amanhã será exibido o único filme que não está na filmografia de Yimou. De Kaige Chen, será exibido o quilométrico "Adeus, Minha Concubina"(1993). Em quase três horas de duração, acompanha a delicada história de dois atores da famosa de uma ópera que acabam se envolvendo em um triângulo amoroso.

Encerram a retrospectiva "Um Longo Caminho" (2005), na quarta, e "Nenhum a Menos" (também filmado em 1999), na quinta, ambos obras de Yimou.

Mostra de Cinema Chinês. De hoje a quinta-feira, sempre às 19h. Na Pinacoteca Municipal de São Caetano - Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula. Entrada franca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;