Cultura & Lazer Titulo Cinemateca
Cinema clássico está em cartaz na Cinemateca
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
13/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ciclo "Verão de Clássicos", em cartaz na Cinemateca Brasileira, é uma boa pedida para quem vai ficar na cidade e prefere permanecer afastado de qualquer baticum. Em cartaz até o dia 28, a mostra é um bom apanhado do acervo da própria cinemateca.

Por isso, alguns filmes mostram bem a ação do tempo ou não apresentam legendas - ou intertítulos - em português. Sim, a seleção também traz produções do cinema mudo. O único dia em que a Cinemateca não abrirá é segunda.

Para este Carnaval, a seleção não poderia ser mais diversa: contempla desde os admiradores da era de ouro hollywoodiana (Crepúsculo dos Deuses, em cartaz amanhã) até os fãs de animações, passando ainda por títulos antológicos do cinema erótico (Atrás da Porta Verde, também amanhã).

Hoje a programação abre com a exibição, na mesma sessão, do famoso curta de animação Toot Whistle Plunk and Boom, produzido pela Disney em 1953. Em dez minutos de duração, o filminho conta a história da música através dos tempos.

Na sequência, vem a comédia Copacabana, com Groucho Marx. O filme é dublado em português e tem a participação estelar de Carmen Miranda.

A seleção deste sábado passeia ainda pelo cinema fantástico na versão de Jean Cocteau para A Bela e a Fera, filmado na França, em 1946. Riff-raff, exemplar menos conhecido do chamado cinema social do britânico Ken Loach, encerra a programação de hoje. À Procura de Eric, em que o ex-jogador de futebol Eric Cantona interpreta uma espécie de fada madrinha de um operário, é a produção mais recente de Loach a chegar ao País.

Até Charlie Chaplin está presente na mostra com o curta O Vagabundo e o longa O Circo. Ambos mudos, contam com intertítulos em inglês e francês, respectivamente. Um Chapéu de Palha da Itália, filme silencioso do francês René Clair, será exibido junto com o curta de Chaplin e também não tem intertítulos em português, mas em inglês.

A série também homenageia o cineasta francês Eric Rohmer, morto em janeiro. O filme a ser exibido é Amor à Tarde, produzido em 1972. Outros diretores franceses presentes na mostra são Jacques Deray (A Piscina) e Jean-Luc Godard (Nouvelle Vague).

Verão de Clássicos - Mostra. Até dia 28. Na Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111, ramal 215. Ingr.: R$ 4 a R$ 8 (inteira). Estudantes de escolas públicas têm direito à entrada franca com a apresentação da carteirinha.

Programe-se

Hoje

16h - Toot Whistle Plunk and Boom e Copacabana

19h - A Bela e a Fera

21h - Riff-raff

Amanhã

15h - Crepúsculo dos Deuses

17h - Homo Sapiens e O Circo

19h - A Piscina

21h30 - Atrás da Porta Verde

Terça

16h - O Vagabundo e Um Chapéu de Palha da Itália

19h - Toot Whistle Plunk and Boom e Copacabana

21h - Amor à Tarde

Quarta

19h - Nouvelle Vague

21h - Anastácia - A Última Filha do Czar

* Todas as exibições são realizadas na Sala Cinemateca BNDES




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;