Setecidades Titulo Estatísticas
Roubo de veículos
cai 22,26% na região

Segundo os dados da SSP, crime diminuiu pelo 2º
mês consecutivo; homicídios tiveram queda de 25%

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


 Os roubos e furtos de veículos tiveram queda significativa no Grande ABC. O número de roubos diminuiu 22,26%, com redução pelo segundo mês consecutivo, e o de furtos, 10,35%, segundo dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública). As estatísticas são referentes a agosto deste ano, comparado com o mesmo mês de 2013.

Conforme afirmou a comandante da PM (Polícia Militar) do Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, a redução dos números se deve à ação dos policiais por meio das operações e também à cooperação dos moradores. “Muitas operações estão sendo realizadas e a população se sente mais segura e parceira da PM, o que favorece esse cenário. Também estamos posicionando as viaturas em locais de acesso estratégicos, para que as pessoas de bem vejam a polícia e quem não é também veja.”

A comandante citou ainda a integração entre as polícias na região como outro ponto positivo. “Em operações fechamos muito desmanches com a ajuda da Polícia Civil. Também tivemos a Operação Citadel, junto com a GCM (Guarda Civil Municipal) e outros órgãos fiscalizadores da Prefeitura de Santo André, que fechou comércios com produtos ilegais como celulares, por exemplo, o que dificulta para o criminoso na hora de dar um destino ao que foi roubado”, disse.

O delegado seccional de Santo André, que teve a maior diminuição em furtos de veículos, com 18,25%, Luis Carlos do Carmo, afirmou que os mandados de prisão que são executados pela polícia nas operações contribuem para a queda na criminalidade. “No total tivemos mais de 100 mandados de prisão e média de 110 pessoas presas em flagrante. Isso dá um reflexo importante na redução da criminalidade e vai continuar assim, já que as operações na área são permanentes”, declarou.

Além das ações, a delegada seccional de Diadema, Martha Rocha de Castro, citou a atenção aos locais com maior índice de roubos e furtos. “Estamos colocando viaturas do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) na rua e acompanhando sempre os indicadores de criminalidade. Nesses locais, abordamos diversas pessoas, algumas delas sem documentos, levando para a delegacia e fazendo uma triagem. Ou seja, onde tem mais ocorrências, destacamos os agentes”.

HOMICÍDIO

Além do roubo e furto de veículos, os homicídios diminuíram 25% na região. Conforme coronel Cláudia, a queda tem relação com o número de armas de fogo apreendidas. “Tivemos a apreensão de 70 armas de fogo no primeiro semestre que estavam com pessoas que não tinham porte legal. Considero que cada arma que foi apreendida é uma vida que deixou de ser ameaçada”.

Os furtos em geral também tiveram diminuição, de 13,18%. Já o roubo aumentou 23,25% em todo o Grande ABC, sendo que a única cidade que apresentou queda nos índices foi Ribeirão Pires, com 14,29% casos a menos que em agosto de 2013.

“O que mais nos preocupa no momento são os roubos de celulares que acontecem com os passageiros, principalmente no momento do embarque e desembarque no ponto de ônibus. Por isso estamos com o objetivo de fazer mais abordagens neste local”, declarou a delegada Martha Rocha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;