Cíntia Bortotto Titulo
Torne sua busca por emprego efetiva!

Conquista de posto de trabalho se divide em várias etapas

Por Cíntia Bortotto
05/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitas pessoas me perguntam qual o caminho para o emprego. Devo dizer que uma conquista efetiva de um novo posto de trabalho se divide em algumas etapas:

- Primeiro passo: fazer com que queiram conhecer você, por meio de um currículo bem elaborado ou de uma boa indicação;

- Segundo passo: ir bem na dinâmica ou primeira entrevista, para ser indicado para o requisitante da vaga;

- Terceiro passo: encantar o requisitante, demonstrando que você é a pessoa certa para a vaga;

- Quarto passo: finalizar bem o processo, com um aceite à proposta de trabalho.

O principal segredo é: como fazer com que quem está recrutando queira conhecer você? Existem várias fontes de recrutamento que são utilizadas pelos selecionadores. O ideal é você estar presente na maior parte delas para tornar a sua busca mais efetiva. Divulgue seu currículo em vários sites de busca, principalmente nos portais e nas consultorias de RH que trabalham várias vagas, cito entre elas: Vagas, Curriculum, Empregos, Catho, Elancers, Case Consulting, Michaelpage, Robertralf, entre outras. Mesmo os sites pagos eu aconselho fortemente que você se cadastre. Os sites sérios servem de fonte para muitas consultorias, agências e empresas, portanto, ter seu currículo divulgado neles é muito importante e aumenta muito a efetividade na busca do novo emprego.

Cadastre seu currículo também em sites das empresas que despertam seu interesse, seja pelo segmento do mercado, ou por outro motivo.

De forma cautelosa, avise nas redes sociais que você está aberto a novas oportunidades. As pessoas precisam saber o que você deseja e elas também passarão a pensar em você quando souberem de vagas interessantes.

INTERNET

A internet, de fato, revolucionou a forma como se busca candidatos para os processos seletivos. Antigamente, tínhamos pilhas e pilhas de currículos em papel; hoje, temos sites que nos ajudam com buscas a partir de parâmetros prévios, o que otimiza tempo e garante uma busca mais efetiva, mas também faz com que muitos nem tenham seus currículos sendo vistos. Portanto, tome cuidado quando você responder a perguntas sobre quais as cidades que você aceitaria trabalhar ou qualquer outro filtro. Quanto mais aberto você estiver, desde que seja verdade, mais exposto você estará.

NETWORKING

O networking é sua mais importante ferramenta na busca do emprego. A maior parte das vagas fecham com indicações. Muitas delas nem chegam a ser divulgadas. Em empresas com o processo de recrutamento e seleção bem estruturado, as vagas são divulgadas para se possibilitar que várias pessoas se candidatem. Mas, na maior parte das vezes, indicações são bem vistas e bem-vindas.

AGÊNCIAS E ANÚNCIOS EM JORNAL

As agências de emprego ainda trabalham muitas vagas, principalmente as de nível operacional. Muitas ainda operam recebendo currículos para as pessoas que não tem acesso à internet e que têm, portanto, mais dificuldade de se candidatar às oportunidades divulgadas por meio deste veículo. Se você busca um emprego mais operacional esse ainda é um canal muito importante.

Outra mudança que tivemos nessas relações de procura de emprego diz respeito aos anúncios de postos de trabalho nos jornais. Eles perderam muito espaço para a divulgação pela internet, mas ainda são efetivos para o público mais operacional.

REDES SOCIAIS

As redes sociais, cada vez mais, ocupam um espaço importante como fonte de recrutamento e de indicação, pois buscamos indicações e pessoas que já trabalharam em empresas ou segmentos que são interessantes para as vagas.

Também é importante lembrar que existem blogs especializados na divulgação de vagas para comunidades específicas como o público de comunicação/jornalismo ou o público de informática, entre outros. Neste contexto é cada vez mais importante estar atento ao seu comportamento nas redes sociais: ele diz muito sobre você e pode ser decisivo para uma contratação ou para um fracasso.

Portanto se você quer potencializar a sua busca para um novo emprego, divulgue seu currículo em várias fontes, sites de recrutamento, de empresas, de consultorias de RH, além de redes sociais, blogs e outros.

Divulgue seu interesse por um novo trabalho. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;