Internacional Titulo
Iraque nunca construiu bomba nuclear, afirma Bagdá
Da AFP
08/12/2002 | 19:21
Compartilhar notícia


O conselheiro da presidência iraquiana para assuntos científicos, Amer al-Saadi, afirmou neste domingo que o governo de Saddam Hussein nunca esteve em condições de produzir nem testar uma bomba nuclear. Segundo ele, o Iraque apenas tinha o programa, mas não o desenvolveu.

Estados Unidos e Grã-Bretanha afirmam que, se o programa internacional de desarmamento nuclear da Organização das Nações Unidas não tivesse começado em 1991, o Iraque teria fabricado uma bomba nuclear em um ano.

Saadi não respondeu se estaria disposto a viajar ao exterior para explicar os programas iraquianos. A resolução 1.441 da ONU prevê o interrogatório de especialistas em armas iraquianos no exterior.

O conselheiro afirmou ainda que o Iraque foi obrigado a aceitar a inspeção de armas das Nações Unidas. "É como no aeroporto. Não gostamos de ser vistoriados, mas sabemos que é a nossa segurança que está em jogo".

Os técnicos da ONU voltaram a inspecionar as instalações militares iraquianas no dia 27 de novembro, depois de uma interrupção de quatro anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;