Cíntia Bortotto Titulo
Na festa de fim de ano...

Chega o fim do ano e, mais uma vez, a empresa promove aquela esperada festa de confraternização. Afinal como devo me comportar?

Cíntia Bortotto
13/12/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Chega o fim do ano e, mais uma vez, a empresa promove aquela esperada festa de confraternização, sempre motivo de muitas perguntas. Afinal como devo me comportar? Obviamente, há uma grande diferença entre uma festa qualquer e a festa da empresa, já que a última pode ser considerada uma extensão do trabalho. Na festa da empresa, todos os seus comportamentos serão observados e comentados no dia seguinte. Portanto, atenção! Nada de beber demais, falar dos outros, usar roupas chamativas ou inapropriadas. Pode se divertir, mas vá devagar, não seja inadequado. É uma oportunidade ímpar de estreitar relacionamentos, o que pode ajudar a sua carreira, portanto, é um desperdício de oportunidade para quem não vai.

A ROUPA - Esta é sempre uma dúvida, afinal é o momento de ir um pouco diferente do usual, mas sem chamar atenção demais. Se a festa for de dia, em um sítio, por exemplo, ou em lugar aberto, prefira roupas mais à vontade, como uma calça jeans ou uma bermuda mais comprida. As mulheres devem evitar decotes, e podem utilizar uma blusinha diferente, desde que não chame muita atenção. Para os homens, uma camiseta polo cai superbem, evite regatas. Prefira tênis a chinelos. Lembre-se: a festa é extensão da empresa.

Se a festa for à noite, em um restaurante, para as mulheres, recomendo um vestido de cor discreta (na dúvida, vá com um pretinho básico), sem decote. O vestido não pode ser curto, no máximo cinco dedos acima do joelho. Mesmo na festa, o importante é você como profissional, não o seu corpo. Para os homens, recomendo calça de sarja ou social, camisa sem gravata. Se estiver muito calor, é permitido uma camiseta polo, mas a camisa é a opção mais elegante.

ESPOSAS E MARIDOS - Leve seu companheiro somente se for permitido. No convite já vem escrito, jantar com acompanhantes, ou algo do gênero. Na dúvida, pergunte discretamente para quem está organizando o evento. Se não vier escrito e o organizador disser que é um evento apenas para funcionários, simplesmente não é para levar, mesmo que o cônjuge queira. Neste caso, você tem duas opções, não ir ou ir sozinho. Levar acompanhante em festa que é para ir sozinho é uma gafe e uma falta de educação com quem a organiza!

NA HORA DA FESTA - Comporte-se de maneira cordial, é o momento em que você pode falar com pessoas com quem nem sempre fala, puxar um assunto, conhecer, sempre de maneira educada. A informalidade é permitida pela pessoa com quem você está interagindo, mas preste atenção aos sinais do outro para saber o grau de formalidade que você deve usar.

Aproveite para conhecer melhor um chefe ou diretor que você trabalha com certo distanciamento. É claro que não é o momento de ser inconveniente e ficar falando só de trabalho... é uma festa. Você deve mostrar a sua capacidade de discorrer sobre assuntos variados, aquela leitura diversificada e atualizada irá lhe ajudar neste momento.

Um bom ponto também é demonstrar simpatia para com os cônjuges (quando a festa é com acompanhantes). Normalmente, as pessoas que trabalham juntas têm assuntos em comum e nem sempre os cônjuges compartilham ou se integram na conversa. É elegante ajudar a pessoa a interagir de forma natural com uma conversa interessante e que não fale da empresa.

AS GAFES  - Atenção para a bebida. Beber demais é muito inconveniente. Flertar com colegas de trabalho também é inadequado. Falar demais ou usar roupas chamativas também não é bom. Procure não dançar chamando a atenção nem de forma insinuante e nem levar parentes que não foram convidados para a festa, por exemplo, sobrinhos e afilhados, quando a festa é só para os filhos.

Certa vez, fui a uma festa à noite, logo no início de minha carreira, e um dos diretores bebeu um pouco além da conta. Ele é meu amigo até hoje e é uma pessoa de excelente coração. Ele nunca cometia gafes, mas naquele dia cometeu. No fim da noite foi parar no hospital para que se restabelecesse. No outro dia, se sentiu muito envergonhado. Todos nós brincamos e não houve grandes consequências, mas, ao ver seu constrangimento, logo cedo me dei conta dos cuidados que temos que ter neste tipo de evento.

Com discrição e bom-senso, as festas de fim de ano são excelente oportunidade de confraternização, comemoração do ano que foi vivenciado em conjunto e oportunidade de conhecer, sob um novo aspecto, alguém com quem você trabalha! Com cuidado e empatia, tem tudo para ser maravilhoso! Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;