Internacional Titulo
EUA iniciam homenagens a Ronald Reagan
Do Diário OnLine
Com Agências
07/06/2004 | 15:20
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos realizam uma série de homenagens ao ex-presidente Ronald Reagan, que morreu no último sábado aos 93 anos. Um dos líderes mais populares da história do país, o republicano terá direito a uma semana de cerimônias em sua lembrança.

Nesta segunda, o corpo do ex-presidente foi levado para a Biblioteca Reagan, em Simi Valley, na Califórnia. O velório será inicialmente exclusivo para familiares. Depois, o acesso será aberto ao público.

Após o velório na Califórnia, o corpo de Reagan segue para Washington, onde será velado no Capitólio (Congresso). A previsão é que dezenas de líderes estrangeiros participem das solenidades.

O corpo do ex-presidente volta à Califórnia na sexta-feira. Ele será enterrado em um colina que fica no terreno da Biblioteca Reagan.

Guerra Fria - O republicano Ronald Reagan foi governador da Califórnia por duas vezes. Foi eleito o 40º presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 1980, aos 69 anos, batendo o democrata Jimmy Carter, que tentava a reeleição, por 8,5 milhões de votos. Em 1984 foi reeleito, vencendo Walter F. Mondale, vice-presidente de Carter — seu sucessor foi George Bush, pai do atual presidente americano.

Em 30 de março de 1981, Reagan sobreviveu a um atentado. Ele deixava um hotel em Washington quando John Hinckley disparou seis tiros contra ele. Uma bala ficou alojada a 2 centímetros do coração do presidente.

A chamada Era Reagan foi marcada pelos lances decisivos da chamada Guerra Fria. Durante os mandatos de Reagan, os Estados Unidos viveram uma escalada armamentista, envolvendo-se militarmente na Líbia, Líbano e Granada. Ao mesmo tempo, tiveram início as negociações com a União Soviética de Mikhail Gorbatchov para redução do arsenal nuclear.

Em 1985, os dois presidentes se encontraram na Suíça, no que foi considerado o início do fim da Guerra Fria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;