Cultura & Lazer Titulo
Documentário foca vida e obra de Vittorio De Sica
Por
02/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Seus documentários anteriores, sobre Marcello Mastroianni e Marco Ferreri, fizeram a ronda dos grandes festivais - Cannes, Veneza. Mario Canale e Annarosa Morri trabalham atualmente num documentário sobre a passagem do neorrealismo para a comédia, que marcou o cinema italiano nos anos 1950.

Essa passagem encontra-se no centro da vida e obra de Vittorio De Sica, o grande diretor que eles retratam em outro documentário. "Vittorio De Sica, Sua Vida, Seus Amores" estreia hoje no circuito paulistano. A dupla de diretores mal consegue acreditar. Na Itália, o documentário não teve vida cinematográfica. Foi feito para - e exibido na - televisão. Mas eles acham que o próprio De Sica gostaria de ver o filme nos cinemas.

"O cinema italiano teve muitos artistas, muitos grandes diretores, e De Sica foi certamente um dos melhores", diz Annarosa. Mas tem mais - "A Itália atravessa hoje um período de baixa estima cultural muito forte. Tem a ver com a situação política, com (Sílvio) Berlusconi, com o poderio da RAI (a grande emissora) na TV e no cinema. Num certo sentido, esse é um documentário de resistência, feito numa TV pequena, independente. Os italianos precisam, mais do que merecem, se mirar no espelho de um homem íntegro, como foi De Sica", explica a diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;