Política Titulo Inquérito
MP apura despejo de famílias por parte do Paço de S.Bernardo

Denúncia indica que remoções se intensificaram com Morando e são feitas sem prévio aviso

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/10/2020 | 00:02
Compartilhar notícia
Reprodução


O Ministério Público em São Bernardo instaurou inquérito para apurar a conduta da Prefeitura em remoções de famílias em áreas de risco e invadidas no município desde 2017, quando Orlando Morando (PSDB) chegou ao comando do Paço. A investigação parte de denúncia apresentada por lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) de que os atos são feitos sem comunicação prévia e com truculência por parte da GCM (Guarda Civil Municipal).

Anderson Dalécio, uma das figuras que estão à frente do MTST em São Bernardo e candidato a vereador pelo PT, listou seis ações de despejo feitas desde novembro de 2017 que teriam desrespeitado legislações estadual e federal. Também pontuou que duas delas foram feitas em junho deste ano, auge da pandemia de Covid-19, desabrigando famílias em meio à crise sanitária.

“Houve a remoção na Vila Moraes, no dia 27 de novembro de 2017, atingindo mais de 100 famílias; na Vila Lulaldo, no dia 18 de março de 2018, atingindo mais de 100 famílias; no bairro dos Cafezais, em novembro de 2018; na região do pós-balsa, no dia 21 de março de 2019; no bairro dos Alvarenga, no dia 9 de junho de 2020, consistente na demolição de sete residências cujos moradores não teriam sido previamente notificados; e Rua Vinte e Oito de Abril, Vila São Pedro, também no dia 9 de junho, ocasião em que sete residências foram demolidas”, escreveu o denunciante.

Ainda conforme o representante do MTST, o decreto número 20.417, de 29 de maio de 2018, ao qual a Prefeitura de São Bernardo se baliza para as desapropriações, fere preceitos da Constituição Federal e também da Constituição Estadual ao violar o direito de moradia, o devido processo legal e o contraditório e ampla defesa.

“Além da inconstitucionalidade da norma que embasa as remoções administrativas, as ações são realizadas com truculência e violência psicológica e até mesmo física por parte da Guarda Civil Municipal. É importante mencionar que até mesmo este representante (Dalecio) já foi agredido por um guarda durante um despejo”, discorreu o petista.

Ao Diário, o governo Morando informou que não foi notificado sobre o inquérito. “Apenas realiza remoções administrativas em construções irregulares desocupadas. Todas as ações de remoção em áreas ocupadas foram realizadas em cumprimento a determinações judiciais e foram devidamente acompanhadas de oficiais de Justiça, o que afasta qualquer tipo de ilegalidade. Nestes casos, a administração realiza atendimento prévio a todas as famílias, por meio de reuniões e planejamento de saída, com pedido de cadastro junto aos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) para continuidade do atendimento socioassistencial.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;