Internacional Titulo
Manifesto lembra massacre na praça da Paz Celestial
Do Diário OnLine
03/06/2002 | 13:40
Compartilhar notícia


Organizações de Direitos Humanos chineses organizam um manifesto que lembrará o Massacre na Praça da Paz Celestial, em 4 de junho, apesar da repressão das autoridades sob o pretexto da lei de subversão.

"Temos medo que o governo restrinja nossa liberdade de reunião através da promulgação de uma lei anti-subversão", afirmou Lee Cheuk-yan, vice-presidente da Aliança de Hong Kong para o apoio ao movimento democrático e patriótico na China.

No dia 4 de junho de 1989, depois de várias semanas de manifestações, o Exército chinês invadiu a praça central de Pequim, disparando indiscriminadamente contra os manifestantes, a maioria estudantes. Até hoje, não se sabe o número exato de vítimas do massacre, mas testemunhas afirmaram terem visto centenas de mortos.

Em 1990, cerca de 150 mil pessoas participaram de uma manifestação em memória às vítimas do massacre da Paz Celestial. Entretanto, como o passar dos anos, a emoção foi diminuindo e a crise econômica e deterioração do mercado imobiliário se transformaram na principal preocupação das pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;