Memória Titulo
Os 45 anos deste padre polonês no Brasil

Há 45 anos – 20 de janeiro de 1967 – chegava ao Rio de Janeiro...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 45 anos - 20 de janeiro de 1967 - chegava ao Rio de Janeiro o padre Jerzy Wasilewski (frei Ivo, hoje padre Jorge). Era o Dia de São Sebastião. Deixou a Polônia com 20ºC negativos, desembarcou no Rio 40ºC. "Quase morri, dormia numa banheira de água gelada", conta o padre Jorge, hoje pároco de Santa Terezinha, em Santo André.

Completam-se quatro décadas e meia de ação missionária no Brasil. O português aprendido na temperada Petrópolis, nas montanhas do Rio de Janeiro. E um roteiro que incluiu Belo Horizonte e Amazônia, até a chegada ao Grande ABC. Entre nós há quase 40 anos, o padre dominicano tornou-se diocesano. E atuou na Vila Baeta, Catedral do Carmo, Demarchi, Santa Rita (em Diadema), Santa Maria Goretti (em Utinga) e Santa Terezinha, onde está desde o ano 2000.

Na Paróquia Santa Rita, uma história de 16 anos, com a construção da igreja matriz local, cuja arquitetura, diferenciada, lembra, observada do alto, um satélite. A indústria, que padre Jorge contatou, foi importante para o erguimento da igreja.

Participa, também, da formação das comunidades de Jordanópolis (Menino Jesus) e da Paróquia Mãe dos Pobres, com matriz no Jardim Canhema, em Diadema. No Jordanópolis pretendia erguer uma igreja no formato de um fusca, para lembrar a indústria automobilística. Quase deu certo. Mas está ali a capela do bairro, num formato mais simplificado.

Aos 74 anos, padre Jorge cita o papa João Paulo II, que foi seu professor durante algum tempo na Polônia e o ordenou sacerdote em 1964, em Cracovia. Era para ir para a África. Veio para o Brasil. Aqui está. Comanda uma paróquia - a Santa Terezinha - com 6.000 moradores. Uma grande parcela de aposentados. Famílias inteiras oriundas de Socorro, interior paulista, que fizeram história na indústria local.

BICENTENÁRIO
Padre Jorge encaminhou à Memória fotos digitalizadas esplendidas da antiga igreja do bairro Santa Terezinha. Material riquíssimo para o livro dos 200 anos da Paróquia da Boa Viagem: 1812 - 2012.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 20 de janeiro de 1982

Manchete - Morte prematura da cantora Elis choca e comove população. Elis Regina morreu ontem cedo, em São Paulo, aos 36 anos
"Ela era, sem dúvida alguma, a cantora mais segura do Brasil, a mais sólida, a mais brilhante." (Caetano Veloso).
São Bernardo - Prefeitura anuncia a construção de três passarelas para pedestres em torno do Paço.
Editorial - ICM caí; mais uma desculpa para não fazer
Polícia - Ladrão morre em acidente depois de furtar veículo na Rua dos Imigrantes.

EM 20 DE JANEIRO DE...
1912 - Padre Luiz Capra nomeado vigário da Paróquia de Santo André.
1947 - Fundada a Liga de Futebol de São Bernardo. Hygino de Lima foi o primeiro presidente.
2007 - Inaugurada a restauração da capela de São Sebastião e Santa Cruz, em Rio Grande da Serra.

Trabalhadores
NÚMERO DEORDEM
62 - Jair Raimundo da Silva. Operário da Eletrocloro. 
63 - Ângelo Sávio, de Brotas (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Uruguaiana, 387.
64 - João Chabrin, de Mogi Mirim (SP). Foguista da Rhodia. Residia à Avenida Portugal.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

FERIADO MUNICIPAL
Em louvor a São Sebastião, hoje é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Braúna, Cardoso, Itaju, Palmital, Parisi, Piraju, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo.
Em Rio Grande da Serra, a partir das 19h, haverá missa e procissão em louvor ao padroeiro São Sebastião.

HOJE
Dia do Farmacêutico, Dia Nacional do Fusca, Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi e Dia do Oxalá

SANTOS DO DIA 
Fabiano, Mauro de Casena e Sebastião. 
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, São Sebastião. Século 19. Imagem de santeiro popular para oratório. De origem paulista, encontrada em Redenção da Serra (SP). Barro cozido e policromado.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;