Setecidades Titulo Segurança
Homicídios registram alta de 14%
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Assim como ocorreu em todo o primeiro semestre, municípios do Grande ABC seguiram apresentando aumento no número de homicídios em agosto. O delito registrou 14,19% mais casos na comparação com o mesmo período de 2016. Segundo balanço divulgado ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), o índice de mortes do tipo saltou de 14 para 16, na contramão das reduções observadas na Capital (-12,12%) e no Estado (-10,17%).

Com exceção de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, onde a quantidade de vítimas teve queda ou ficou estável (confira tabela acima), as demais cidades da região apresentaram alta em seus indicadores. O destaque negativo ficou por conta de Santo André, que registrou cinco óbitos, sendo dois de moradores de rua mortos brutalmente no fim do mês passado. “Trata-se de um caso atípico, mas que já foi solucionado pela corporação com a prisão do indivíduo responsável. Mas é importante destacar que na comparação agosto e julho conseguimos registrar queda dos indicadores. A corporação atingiu, no mês passado, 46 mil abordagens no Grande ABC”, justifica o porta-voz do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), capitão Alexandre João Salomão.

Segundo balanço da SSP, municípios da região tiveram ainda alta de 7,60% na quantidade de furtos em geral, seguindo o crescimento registrado na Capital (10,36%) e no Estado (2,71%).

Nos resultados positivos, destaque para as quedas de furto e roubo de veículos – 16,89% e 8,23%, respectivamente. Segundo o representante da Polícia Militar, tal resultado só foi alcançado após trabalho conjunto da corporação nos sete municípios. “Esses indicadores apontam que as ações regionais, junto à Polícia Civil, têm mostrado resultado nas ruas”, destaca capitão Salomão. No mês de agosto, 812 veículos foram recuperados, totalizando 6.496 automóveis devolvidos aos seus proprietários no acumulado do ano entre as sete cidades.

O roubo em geral foi outro indicador que registrou queda – 7,68%. Passou de 2.564 ocorrências para 2.367 casos na comparação entre agosto último e o mesmo período de 2016.

No Estado, as reduções nos indicadores de vítimas de homicídios e latrocínios, roubos em geral e de veículos, além dos estupros foram comemoradas pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. “As quedas não foram pequenas, foram sensíveis, principalmente nos crimes contra o patrimônio.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;