Internacional Titulo
Premiê comemora vitória nas eleiçoes da Malásia
Por Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 11:02
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, celebrou esta terça-feira sua ampla vitória nas eleiçoes legislativas, cujos resultados demostram as crescentes divisoes étnicas e religiosas, enfatizam os observadores.

A Frente Nacional, o partido de Mahathir, obteve 148 das 193 cadeiras em disputa e conservou o poder em nove estado da Federaçao. No entanto, perdeu um dos estados que controlava para o Partido Isla Malásia (PAS).

O resultado da votaçao confirma a força política de Mahathir, 73 anos, que inicia dessa maneira seu quinto e provavelmente último mandato, mas a vitória do mais antigo dos dirigentes asiáticos tem um preço alto, ou seja, a divisao étnica e religiosa sem precedentes no país.

A vitória do PAS em dois Estados e seus notáveis avanços em outros lugares sao o sintoma do descontentamento e da crítica de muitos malaios, afirma a imprensa nacional.

Outros observadores assinalam que a destituiçao no ano passado do ex-vice-primeiro-ministro, Anwar Ibrahim, foi chocante para a comunidade malaia, que decidiu retirar seu tradicional apoio ao partido presidido pelo primeiro-ministro.

Anwar Ibrahim foi destituído em setembro de 1998 devido a uma divergência com Mahatir. Depois foi preso e indiciado em dez processos de corrupçao e sodomia.

O Centro de Pesquisa Estratégica da Malásia comentou que o eleitorado votou na política econômica de Mahathir, mas é evidente que seu partido ficou enfraquecido pelo PAS. O presidente do PAS, Fadzil Noor, declarou que sua formaçao política vai assegurar que a corrupçao será eliminada nos dois Estados que controla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;