Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Existiria vida sem água?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
18/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Não existiria vida sem água porque pelo menos a metade do corpo de todos os seres é composta pela substância. Está presente em 70% do organismo humano. Para você ter a noção, se uma pessoa pesa 65 kg, 45 kg são apenas o líquido.

Além disso, a água é responsável pelo transporte de anticorpos (que combatem doenças), nutrientes e sais minerais para dentro e fora das células. Ajuda a regular a temperatura do corpo com a produção de suor e a eliminar resíduos nocivos por meio do xixi. Sem o líquido, substâncias como as enzimas (responsáveis por grande parte de reações químicas do organismo) não funcionariam corretamente.

A reprodução também não seria possível. É que o bebê se forma no interior do útero da mãe a partir da multiplicação de células e esse processo só acontece quando existe água. Até mesmo os vírus, que não precisam do líquido para sobreviver, não conseguiriam se multiplicar sem ele.

Plantas e animais morreriam. Assim, não teria alimentos. E a importância não acaba por aí. A água também ajuda a regular a temperatura do planeta. Quer um exemplo? Nos desertos, onde há poucos rios e lagos, faz até 50ºC de dia e 0ºC à noite. Já em planetas que não têm água, a temperatura varia de 300ºC a 100ºC negativos. Por tantos motivos, os cientistas ainda não descobriram uma forma de sobrevivermos sem água.

 

Água potável está acabando

Hoje, cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso a água potável. A maioria vive no Oriente Médio, China, Índia e Norte da África. Cientistas calculam que em 2025 o número de habitantes atingidos pelo problema saltará para mais de 2 bilhões. Parece estranho, afinal, a Terra é chamada de planeta água, certo?

Apesar de 70% da superfície ser coberta pelo líquido, a maior parte é salgada e, por isso, imprópria para consumo. Somente 3% são doce e podem ser usadas em nossas atividades diárias. Só que mais da metade dessa pequena quantidade permanece congelada ou em área subterrânea. E o restinho que sobra está sendo desperdiçado ou poluído pelo homem.

Uma pessoa precisa, em média, de 40 litros de água por dia. No entanto, cada brasileiro gasta aproximadamente 200 litros. Por causa do aquecimento global, rios e lagos estão secando. O desmatamento também diminui a produção de água, pois as árvores são fundamentais na formação de chuvas e proteção das reservas subterrâneas.

 

Novo planeta tem água

Astrônomos descobriram, em 2009, um planeta fora do Sistema Solar (onde fica a Terra). Foi visto pelo telescópio espacial Hubble da Nasa (Agência Espacial Americana). Há pouco tempo, constataram que o GJ1214b (nome dado pelos cientistas) também é composto em sua maior parte por água. Entretanto, ainda há poucas informações sobre ele. Sabe-se que fica a 40 anos-luz de distância da gente. Tem mais do que o dobro do tamanho do nosso planeta e gira ao redor de uma estrela vermelha anã; completa uma volta em torno dela a cada 38 horas. Calcula-se que a temperatura média seja de 232ºC.

 

Saiba mais

Quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas em 1992 para lembrar a importância do líquido para todos os seres.

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo. Mais da metade encontra-se na Amazônia e na bacia do Rio Tocantins.

 

Guilherme da Silva Ferreira, 9 anos, de Santo André, acredita que a falta de água potável afetaria todas as atividades do dia a dia. "Não daria para tomar banho, lavar roupa, fazer suco e comida." Segundo o menino, poderíamos até morrer. "Mais da metade do nosso corpo é formada por ela, não dá para ficar sem."

 

Consultoria de Reinaldo Bazito, professor de Química Ambiental do Instituto de Química da USP, Alan Rosendo, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de São Caetano, e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;