Internacional Titulo
Descoberta a escritura alfabética mais antiga do mundo
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 12:36
Compartilhar notícia


Egiptólogos americanos descobriram inscriçoes gravadas em pedra calcária que consideram ser a escritura alfabética mais antiga conhecida até o momento e que pode ser o vínculo entre os antigos hieroglifos egípcios e alfabetos utilizados muito depois, como o hebraico e o árabe.

John Coleman Darnell, egiptólogo da Universidade de Yale, e sua esposa encontraram inscriçoes feitas em pedra calcária a oeste de Luxor, onde faziam pesquisas arqueológicas nas antigas rotas das caravanas, informou Deborah Darnell. As inscriçoes lembram as da escritura alfabética existente no Sinai dois ou três séculos depois, afirmou.

``Pode se considerar que estas inscriçoes remontam a princípios do Médio Império (aproximadamente 1900 a 1800 a.C) tendo em vista sua forma e as informaçoes de que dispomos sobre os povos que habitavam a regiao nesta época', continuou.

Foi possível identificar um indivíduo como líder militar egípcio que estava acompanhado de mercenários, mercadores e líderes originários da regiao sírio-palestina. Eles adotaram uma forma cursiva de escritura derivada dos hieroglifos para transcrevê-los a sons em sua própria língua semítica.

``Até agora todo mundo pensava que os contatos entre os povos que haviam permitido chegar à criaçao do alfabeto nao puderam ser feitos antes do início do Novo Império', continuou Deborah Darnell.

As inscriçoes encontradas ``parecem corresponder ao egípcio antigo. Ao serem lidas nao se assemelham a uma língua semítica, mas o valor dos sons, das letras e dos grupos de palavras que pudemos decifrar sao muito similares ao acádio (a mais antiga língua semítica) e ao hebraico', informou a egiptóloga.

``Uma das palavras que podem ser lidas é rub, que significa senhor ou mestre. Em árabe, rub quer dizer mestre e a palavra hebraica rabbi vem da mesma raíz', explicou Darnell, esclarecendo que até agora poucos elementos desta escritura puderam ser decifrados.

O casal de arqueólogos descobriu estas inscriçoes durante pesquisas feitas em 1993 e 1994 em Wadi al Hol, além do Vale dos Reis, importante centro de arte faraônica situado na margem esquerda do Nilo, perto de Tebas, antiga capital do Alto Egito.

Segundo o New York Times, John e Deborah Darnell darao uma conferência para apresentar suas descobertas no próximo 22 de novembro na Society of Biblical Literature de Boston (Estados Unidos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;