Internacional Titulo
Al Qaeda começa a perder resistência em Tora Bora
Do Diário OnLine
15/12/2001 | 00:10
Compartilhar notícia


Os combatentes da Al Qaeda, rede terrorista comandada por Osama Bin Laden, começam a perder forças em Tora Bora, onde durante toda a semana apresentaram resistência aos fortes ataques norte-americanos. Na noite desta sexta-feira, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, informou que cerca de 50 guerrilheiros pertencentes ao grupo se renderam às forças afegãs e americanas.

“As forças em terra perto de Tora Bora avançaram cerca de dois quilômetros nas últimas oito horas, o que é um avanço considerável dado o tipo de terreno daquela área”, afirmou em entrevista coletiva.

Rumsfeld explicou que a ofensiva terrestre de forças anti-talibãs foi auxiliada por intensivos bombardeios americanos, que lançaram mão de 240 bombas na quinta e outras 180 nesta sexta-feira. Ele informou também que o aeroporto de Kandahar está totalmente controlado e que o próximo passo será construir um centro de detenção onde deverão ser interrogados prisioneiros.

Apesar dos avanços, pela primeira vez ele confirmou que há forças americanas em poder de talibãs no Afeganistão.

Bin Laden — Enquanto isso, prossegue a caça por Osama Bin Laden. Os Estados Unidos acreditam cada vez mais na presença do saudita em Tora Bora. Para o Departamento de Defesa americano, a grande resistência apresentada por guerrilheiros da Al Qaeda em Tora Bora mostra que eles estão escondendo ‘algo muito importante’ na região.

Oficiais afirmaram aos jornais The Washington Post e The New York Times, nesta sexta-feira, que o fato da Al Qaeda não se entregar mostra que o saudita Osama Bin Laden está escondido nas montanhas da região. Em contrapartida, também nesta sexta, a agência de notícias afegã AIP informou que Laden já deixou Tora Bora, alvo de intensos bombardeios americanos nesta semana.

Segundo a AIP, Bin Laden se encontrava em Jalalabad, Leste do Afeganistão, quando os talibãs deixaram Kabul, no dia 12 de novembro. Depois ele teria seguido para Tora Bora, região perto da fronteira com o Paquistão, onde teria permanecido até o dia 26 de novembro. O governo norte-americano não comentou a informação durante todo o dia.

Os jornais dos EUA afirmam que líderes das forças anti-talibã informaram ter visto Bin Laden na região nos últimos dias. Na noite desta quinta-feira, a rede CNN chegou a informar que o saudita estaria cercado por forças da oposição e tropas norte-americanas em uma caverna de Tora Bora. Pela manhã, a informação foi desmentida pela agência afegã.

Vivo ou morto — O presidente dos EUA, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que ele quer Bin Laden vivo ou morto. “Isso não importa para mim”, afirmou. “Ele pode se esconder por um tempo, mas nós o pegaremos.” Bush ainda disse que o vídeo exibido na quinta-feira, no qual Bin Laden confessa ter planejado os atentados do dia 11 de setembro, é “uma contundente declaração de culpa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;