Internacional Titulo
Soldados russos seguirao para Kosovo em 45 dias
Por Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 15:02
Compartilhar notícia


Os soldados russos que participarao da força de paz em Kosovo seguirao para a província em 45 dias, informou neste sábado o encarregado de relaçoes exteriores do Ministério da Defesa, general Leonid Ivashov. Um aviao levando uma unidade avançada de 21 pára-quedistas e 18 técnicos partiu neste sábado com destino a Kosovo para preparar a instalaçao do contingente russo da força de paz. Ivashov acrescentou que dentro de 40 ou 45 dias estarao em Kosovo cerca de 3.600 soldados russos, segundo a agência de notícias Interfax. Um segundo aviao partirá na segunda-feira levando 'um grupo avançado de proteçao para garantir a segurança do principal contingente de paz``, disse o general.

O aviao russo que chegou neste sábado a Kosovo foi a primeira aeronave a aterrissar na província iugoslava desde que a Otan começou sua missao de manutençao da paz, há duas semanas. O presidente Boris Yeltsin assinou neste sábado a ordem autorizando sua partida depois que a câmara alta do Parlamento, o Conselho da Federaçao, aprovou a permanência de soldados russos em Kosovo.

O aeroporto Slatina, na capital de Kosovo, foi avariado durante a campanha de bombardeios da OTAN, e precisa ser reparado para ficar em condiçoes de pleno funcionamento. A agência de notícias ITAR-Tass informou que a unidade avançada 'está encarregada de preparar o aeroporto Slatina para seu uso, fazer o reconhecimento de terreno e o estabelecimento de rotas para os comboios de veículos do contingente de paz russo``. Por sua vez, o ministro da Defesa, Igor Sergueyev, disse que a missao 'reafirmará o significativo papel da Rússia na Europa, em criar a arquitetura de segurança do continente``.

Os soldados que partiram neste sábado se unirao aos cerca de 200 pára-quedistas que ingressaram em Kosovo no dia 12 de junho procedentes de sua base na Bósnia, onde atuavam na força de paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;