Setecidades Titulo
Repórteres do ‘Diário’ passam pela primeira prova antifumo
Do Diário do Grande ABC
05/06/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Começou segunda-feira o Desafio contra o fumo. Quatro repórteres do Diário resolveram abraçar o desafio de parar de fumar. Segunda-feira, passaram pelas duas primeiras consultas no ambulatório de Auxílio ao Tabagista do Hospital Mário Covas, em Santo André, com um médico e uma psicóloga. A luta para abandonar o vício dura, pelo menos, até o dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A primeira tarefa ainda é branda. Todos devem reduzir o número de cigarros consumidos por dia. Em média, 30%. O condicionamento faz parte da estratégia para largar de vez o vício. Esta etapa auxilia o fumante a lidar com a abstinência, mesmo que por alguns minutos, e prepara o organismo para a aplicação do adesivo de nicotina (que vai substituir o cigarro).

O selo, vendido em farmácias, libera de forma gradativa as substâncias presentes no fumo que causam a dependência química do tabagista. Assim, apesar de estarem longe do cigarro, os jornalistas não sentirão os efeitos físicos da abstinência. A crise dura, em média, um mês e tem seu ápice nos três primeiros dias de tratamento.

Após um mês de sacrifício, não há volta. As recaídas podem existir, mas as reuniões em grupo no ambulatório devem ajudar a combater a ansiedade. Cada jornalista terá de se comprometer com uma data para parar de fumar definitivamente.

Por enquanto, a equipe está conhecendo seus limites. Por meio da escala de Fergstrom, que vai de zero a dez, foi possível detectar o grau de dependência de cada um à nicotina. A partir dos resultados foi determinado o tratamento que cada fumante será submetido. Alguns casos se restringirão aos adesivos; outros necessitarão de remédios para aliviar os sintomas das crises de abstinência.

A partir desta terça-feira, o leitor do Diário poderá participar do desafio fazendo críticas, sugestões ou respondendo a enquetes relativas ao tema por meio do blog do Diário OnLine. O link de acesso está disponível no site (http://blogdaredacao.dgabc.com.br/). Na página, os jornalistas irão relatar diariamente suas experiências e crises longe do cigarro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;