Cultura & Lazer Titulo Dentro da Tela
Artista de São Bernardo abre mostra na Capital
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
20/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de apostar em paredes e pisos como suportes da instalação "De Dentro para Fora/ De Fora para Dentro" - que ficou em cartaz no Masp, em São Paulo, até domingo -, o artista Daniel Melim, de São Bernardo, abre a exposição "Dentro da Tela", também na Capital.

Desta vez, prioriza o trabalho no quadro, como sugere o título da mostra. "Queria saber como ficariam as obras em fundo branco ou, mesmo que tivesse cor, em fundo chapado. E funcionou", avalia.

Ficam expostas até março cinco pinturas de grandes proporções sobre tela, que resultam da técnica estêncil (arte feita a partir de máscaras com imagens vazadas). Em seguida, aplica borrões, que são criados com rolinho de espuma, pincel e spray. "Pelas ruas, você observa uma série de manchas em muros. Tento assumir o erro como uma coisa bacana", conta. Os moldes, ora feitos no computador, ora produzidos à mão, são figuras autorais, montagens e apropriações de imagem. Das últimas, faz uso crítico. "Escolho figuras que pertencem à publicidade americana dos anos 1950 porque simbolizam o mundo feliz. Isso é irônico", aponta.

Em São Bernardo, Melim também coordena oficinas de pintura para crianças e adolescentes do bairro Limpão enquanto dois amigos oferecem aulas de percussão e capoeira. "Com esse projeto independente, as vielas ficaram coloridas. O lugar parece uma galeria a céu aberto", compara.

Dentro da Tela Mostra. Abre hoje, às 13h. Visitação aos sábados, das 13h às 18h. No Choque Cultural - Rua Medeiros de Albuquerque, 250, São Paulo. Tel.: 3061-2365. Grátis. Até dia 13.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;