Economia Titulo Mercado
Bolsa reverte ganhos e encerra semana em queda de 7,1%
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
22/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Acumulando a queda de 1,49% no mês, a BM&F Bovespa viveu uma semana de bastante volatilidade e pessimismo. Na soma dos cinco pregões, a perda foi de 7,1%. Mesmo com o enfraquecimento do mês, no ano, o Ibovespa, índice que reúne as ações mais negociadas da Bolsa, ainda acumula alta de 3,1%.

Em território nacional, os papéis da mineradora Vale protagonizaram a semana oscilando entre o otimismo devido às baixas reservas chinesas de minério de ferro e os maus resultados trimestrais divulgados na sexta-feira. Considerada desapontadora por analistas de mercado, a baixa geração de caixa da companhia levou os papéis a uma queda de 6,7%.

A Petrobras, por sua vez, comemorou um grande contrato com a China. Serão fornecidos 100 mil barris de petróleo por dia para a estatal chinesa Sinopec. Este foi o maior contrato de exportação da petroleira com uma única empresa.

No cenário externo, entre os principais influenciadores da semana está a General Motors. A montadora norte-americana buscou ajuda financeira em diversos governos para evitar a concordata. No entanto, enquanto a decisão do plano de reestruturação não foi tomada, o mercado oscilou tendendo ao negativo.

Nesta semana, a BM&F Bovespa só renderá frutos a partir da tarde de quarta-feira, quando acaba o feriado de Carnaval. Com isso, investidores buscaram se refugiar no dólar, de forma a evitar perdas com possíveis oscilações no mercado internacional. Os investidores já esperam os ajustes de mercado, que ocorrerão a partir do retorno dos negócios.

Foram cinco pregões consecutivos de alta para a moeda norte-americana, contrariando a cotação que vem sendo registrada fora do País. Na semana, o dólar subiu 5,52% ante o real e, no mês, apura ganhos de 3,20%. Os ajustes de posições defensivas foram amparados por especulações sobre estatização de bancos nos Estados Unidos. O temor era de que pudesse vir a ser anunciada eventual estatização no início desta semana, quando o mercado brasileiro estará fechado nesta segunda e terça. (Com agências)

Semana será de poucos indicadores para investidores

No mercado nacional, a BM&F Bovespa espera uma semana de pouca movimentação e ajustes em relação ao mercado externo. O feriado de Carnaval deixará os investidores na expectativa de divulgações externas para calibrar o mercado local.

Fraca em indicadores nacionais, o investidor deve ficar de olho no S&P Case-Shiller, divulgado nos Estados Unidos. Trata-se de um índice de preços de imóveis, que deverá mostrar com mais clareza o cenário desse mercado norte-americano. Berço da crise, esse resultado poderá apontar a efetividade das medidas do governo Barack Obama e as perspectivas de fim de crise.

Na sexta-feira, o Global Equity aponta a confiança do consumidor nos Estados Unidos, apontando possíveis sinais de aquecimento do mercado de varejo. No Brasil, indicadores de inflação serão os únicos noticiários da semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;