Setecidades Titulo Um dia com o IC
Reportagem acompanha trabalho da perícia
Por Do Diário do Grande ABC
01/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A reportagem do Diário acompanhou o trabalho dos peritos do IC (Instituto de Criminalística) de Santo André na madrugada de sexta-feira (23) para sábado. Apreensão de drogas e assassinato são dois dos casos da noite.

 A primeira solicitação do plantão foi para um exame toxicológico de 56 gramas de uma substância que aparentava maconha. O material recolhido é resultado de uma prisão em flagrante de tráfico de drogas na Vila Lucinda.

 Já passava das 3h da manhã, quando chegou na sala de meios do IC um novo chamado: duplo homicídio na Avenida Dom Pedro I, na Vila Pires. A equipe se desloca ao local onde o crime ocorreu e a cena está preservada pela Polícia Militar. Os dois corpos estendidos na calçada chamam a atenção de quem passa pela avenida. Uma equipe da Delegacia de Homicídios também acompanha o trabalho em busca de informações para esclarecer como e porquê as mortes ocorreram.

 O motorista Donizete Aparecido de Oliveira coloca as luvas e se prepara para ajudar o perito, enquanto o fotógrafo Carlos Alberto Romero ajusta seus equipamentos. As sete cápsulas picotadas e deflagradas são recolhidas. O fotógrafo registra a cena. Os corpos são examinados para identificar onde os disparos os atingiram. Dois tiros na cabeça em cada um. Era um casal. O perito observa que a mulher segurava algo na mão esquerda: é um cachimbo para fumar crack.

 Os pertences das vítimas são colocados no chão, mas não é encontrado nada que as identifique. Depois de muitas imagens e várias anotações, os corpos são colocados em sacos plásticos apropriados para serem removidos ao IML (Instituto Médico-Legal), onde passarão por necropsias.

 Com as informações recolhidas, não há mais nada a ser feito até que o laudo do IML seja emitido. Só o documento pode complementar o que foi observado, registrado e será relatado oficialmente pelos peritos.

 Ao retornar para a base, uma nova chamada. Desta vez um veículo abandonado foi encontrado, sem as quatro rodas, na Rua Lopes Trovão, Condomínio Maracanã. No local, um Gol prata está suspenso sobre um macaco e dois paralelepípedos. O perito observa que falta o rádio dentro do carro. São feitos os registros fotográficos e as anotações vão para a prancheta do perito. Como de praxe.

 De volta à base, os técnicos se preparam para as próximas solicitações que não têm hora para vir. É preciso estar preparado para atender ocorrências de diversos gêneros. É assim até o término do plantão, quando tudo se inicia novamente...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;