D+ Titulo Edição 200
Traição: qual sua opinião?

Não importa por quem e nem como, mas os que já foram
traídos sabem que não é legal; o que você acha sobre isso?

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
17/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Não importa por quem e como, mas os que já foram traídos sabem que não é legal. Machuca, dói, dá raiva e tristeza que parece sem fim. Isso porque qualquer quebra de confiança, seja no namoro, na amizade e até na família, pode provocar feridas.

É o que acredita a psicóloga Liz Verônica Vercillo Luisi, professora do curso de especialização em Terapia Familiar e de Casal da PUC-SP. "Quem é inseguro e frágil emocionalmente costuma sofrer muito mais, porém, a reação varia de acordo com a situação." Por outro lado, tem quem ache que a traição não deva ser encarada da pior forma. "Traição é mais do que se relacionar com outra pessoa, é estar com ela por interesse, por exemplo", diz Regina Navarro Lins, psicanalista e escritora.

Mas o que leva alguém a trair? "Inúmeras razões", ressalta a psicóloga Liz, que cita casos. "No namoro, por causa de insegurança, atração sexual e física por outro; na amizade, por não conseguir guardar segredos; e na família a necessidade de proteção pode virar quebra de confiança."

Para João Pedro Gazzi, 17 anos, de Santo André, quem trai não pensa nas consequências. "Nunca aconteceu comigo, mas acho que o melhor é conversar antes e terminar. Acredito que a educação que a gente recebe influencia na hora de tomar essa atitude."

 

PERDÃO

Segundo a especialista Liz, o melhor mesmo é sempre ser sincero. Perdoar é decisão de cada um. "Quando for uma escorregada sem muitas consequências acredito que dê para passar por cima", afirma. Porém, a psicóloga ressalta que situação entre amigos e família pode ser mais difícil de compreender por causa do convívio.

Além disso, apesar do choque, sempre sobra o aprendizado. Quem passa por experiência como essa costuma amadurecer e mudar a visão sobre as coisas. "O importante é entender que nem todo mundo trai nem vai puxar seu tapete na vida", ressalta Liz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;